Meteorologia

  • 03 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 9º MÁX 16º

Detetada descarga ilegal de efluentes pecuários em rio de Alcobaça

Coima para este tipo de crime pode ir até 144 mil euros.

Detetada descarga ilegal de efluentes pecuários em rio de Alcobaça
Notícias ao Minuto

18:32 - 05/12/23 por Notícias ao Minuto

País GNR

A Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) das Caldas da Rainha, no dia 1 de dezembro, detetou uma descarga ilegal de efluentes pecuários, no concelho de Alcobaça.

No âmbito de uma denúncia a dar conta de uma alegada descarga ilegal na localidade de Silval, na freguesia de Turquel, os elementos do SEPNA "deslocaram-se ao local onde detetaram uma descarga de efluentes pecuários, através de transbordo de lagoa de depuração destes efluentes de uma exploração agropecuária (suinicultura)", pode ler-se num comunicado da GNR.

Esta descarga encontrava-se a ser introduzida diretamente na linha de água do Rio das Antas, um afluente do Rio Baça, que desagua na Bacia Hidrográfica da Nazaré.

Ainda segundo a nota da GNR, desta ação resultou a identificação da exploração agropecuária, tendo sido elaborado um auto contraordenacional, remetido à Agência Portuguesa do Ambiente (APA)de Lisboa e Vale do Tejo/Administração da Região Hidrográfica Lisboa e Vale do Tejo. 

Este crime punível com uma coima que pode ir até ao valor máximo de 144 mil euros.

Leia Também: Casal detido em flagrante por furto de 200 kg de azeitona em Portalegre

Recomendados para si

;
Campo obrigatório