Meteorologia

  • 01 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 15º

Construção do túnel contra as cheias em Lisboa começou 'abençoada'

A data, que não foi escolhida por acaso, contou com a presença do Patriarca de Lisboa. Percorra a galeria.

Notícias ao Minuto

23:56 - 04/12/23 por Notícias ao Minuto

País Lisboa

A construção do primeiro túnel do Plano Geral de Drenagem de Lisboa (PGDL), que vai ligar Monsanto a Santa Apolónia, arrancou, esta segunda-feira. Esta data, que não foi escolhida por acaso, contou com a presença do Patriarca de Lisboa, Rui Valério, que "benzeu a imagem de Santa Bárbara".

"A tuneladora H2Olisboa prepara-se para escavar, numa distância de cinco quilómetros. A data não foi escolhida ao acaso; assinala-se hoje, 4 de dezembro, o Dia de Santa Bárbara, protetora dos mineiros e de todos os que trabalham no subsolo", explicou a Câmara Municipal de Lisboa, através da rede social Facebook.

O organismo deu ainda conta de que, nesta "cerimónia marcada por simbolismo, o Patriarca de Lisboa, Rui Valério, benzeu a imagem de Santa Bárbara, que se encontra no estaleiro para proteção da obra e dos lisboetas".

Por seu turno, o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, sublinhou que o dia foi assinalado "com a bênção de Santa Bárbara, protetora dos que trabalham no subsolo, a todos os que estão envolvidos naquela que é a maior obra do século".

"Estamos a construir uma Lisboa preparada, resiliente e sustentável", escreveu, na rede social X (antigo Twitter).

De notar que a construção dos túneis causará "incómodos" na Avenida da Liberdade, Santa Marta, Almirante Reis e Santa Apolónia até meados de 2025, segundo admitiu o autarca.

Com cinco metros e meio de diâmetro, a tuneladora H2O abrirá um túnel de cinco quilómetros, entre Campolide e Santa Apolónia, e outro de um quilómetro, de Chelas ao Beato, num total de 130 milhões de euros.

O maior túnel deverá estar construído até final de 2024, e o mais pequeno até ao final do primeiro semestre de 2025, de acordo com as estimativas.

O PGDL é considerado um projeto fundamental para Lisboa e tem como objetivo proteger a cidade de fenómenos extremos de precipitação, cheias e inundações.

Percorra a galeria.

Leia Também: Já arrancou construção do túnel contra as cheias de Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório