Meteorologia

  • 01 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 15º

Português detido no Brasil por suspeita de tráfico de crianças

Homem registou dois bebés, em menos de um mês, como sendo seus filhos e fez várias viagens entre o Brasil e Portugal, nos últimos anos. Numa das viagens de regresso a Portugal, trouxe uma bebé, mas depois voltou ao Brasil sem ela.

Português detido no Brasil por suspeita de tráfico de crianças
Notícias ao Minuto

15:20 - 04/12/23 por Notícias ao Minuto

País Brasil

Um cidadão português foi detido, na manhã desta segunda-feira, em Valinhos, no estado brasileiro de São Paulo, por ser suspeito de participar num esquema de tráfico internacional de crianças.

A investigação começou na passada quinta-feira, 30 de novembro, quando a procuradoria de Valinhos informou a Polícia Federal de que um bebé recém-nascido tinha sido abandonado pela mãe num hospital da cidade, revela o portal brasileiro G1, da Globo.

O bebé, que ainda se encontra no hospital, estava registado como sendo filho de um homem com nacionalidade portuguesa e, durante a investigação, a polícia brasileira apurou que uma outra recém-nascida havia sido registada naquele hospital como sendo filha do mesmo homem, menos de um mês antes.

Em ambos os casos, o registo de paternidade foi feito com documentos falsos e eram acompanhados de pedidos de guarda unilateral, o que permitiria que o homem saísse do país com os bebés sem autorização da mãe.

De acordo com o G1, a polícia apurou ainda que o homem fez quatro viagens entre o Brasil e Portugal nos anos de 2015, 2021 e 2023, duas das quais no presente ano. Na última viagem de regresso a Portugal, o homem levou uma bebé recém-nascida com menos de um mês de vida. No entanto, quando regressou a São Paulo, já não tinha a criança.

Após as suspeitas, as autoridades decidiram adiar a alta hospitalar do bebé, agora abandonado, enquanto decorrem as investigações.

Além da detenção, a operação policial deu cumprimento a cinco mandados de busca.

Leia Também: Detido em Barcelona por tentar vender mulher para exploração sexual

Recomendados para si

;
Campo obrigatório