Meteorologia

  • 26 FEVEREIRO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 14º

Lisboa. Edifício afetado por derrocada sem "indícios de risco estrutural"

O edifício afetado hoje pela derrocada de um prédio em obras na Calçada da Picheleira, em Lisboa, não está em risco estrutural e vai ser alvo de trabalhos de proteção temporária da cobertura, informou fonte da Proteção Civil municipal.

Lisboa. Edifício afetado por derrocada sem "indícios de risco estrutural"
Notícias ao Minuto

13:07 - 04/12/23 por Lusa

País Lisboa

"O edifício confinante ficou sem condições de habitabilidade, a água foi cortada e a cobertura foi parcialmente destruída. Não existem indícios de risco estrutural", adiantou à Lusa a diretora do Serviço Municipal de Proteção Civil, Margarida Castro Martins.

De acordo com a representante, vão ser realizados trabalhos de proteção temporária da cobertura deste edifício afetado e de limpeza dos escombros.

"Aguardam-se meios do dono de obra/empreiteiro para iniciar trabalhos de demolição controlada da empena que não caiu", referiu.

O edifício em obras desabou hoje de madrugada na freguesia do Beato, atingindo edifícios contíguos e causando ferimentos em dois idosos (um casal), que ficaram soterrados e foram transportados ao Hospital de São José, onde se encontram em observação.

"Não inspiram cuidados. A senhora partiu um pé", afirmou Margarida Castro Martins.

Os dois idosos, a filha e neta estavam em casa quando o edifício onde moravam foi atingido pela derrocada do imóvel contíguo, que estava em obras.

A filha e a neta não ficaram feridas, tendo ficado em casa de familiares, uma vez que a sua habitação não tem condições de habitabilidade.

"O alojamento para já está assegurado em casa de familiares", disse a diretora do Serviço Municipal de Proteção Civil, acrescentando que o dono da obra está a assumir as suas responsabilidades.

O prédio em obras desabou à 01:05 e quatro viaturas foram também atingidas pela derrocada:

O Regimento Sapadores de Bombeiros de Lisboa mobilizou para o local vários meios e operacionais, entre os quais a Unidade Cinotécnica e a equipa de 'drones' para buscas suplementares, não tendo sido detetadas mais vítimas.

Leia Também: Lisboa. Idosos feridos após derrocada de prédio em observação no hospital

Recomendados para si

;
Campo obrigatório