Meteorologia

  • 25 FEVEREIRO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 18º

2024 tem 4 fins de semana grandes. Eis o calendário das pontes e feriados

Há vários feriados ao fim de semana, mas ainda tem muitos dias para aproveitar.

2024 tem 4 fins de semana grandes. Eis o calendário das pontes e feriados
Notícias ao Minuto

10:00 - 30/11/23 por Notícias ao Minuto

País 2024

A um mês do ano acabar, é tempo de começar a planear 2024 - e nada melhor do que iniciar pelas férias e escapadinhas.

Para ajudá-lo a organizar a sua agenda, deixamos aqui a lista de feriados e pontes que poderá fazer para acrescentar (e aproveitar!) dias de descanso. Desde já, deixamos uma boa notícia: No próximo ano há quatro fins-de-semana prolongados e ainda três possibilidades de pontes.

Mas comecemos pelo início. O ano começa logo bem com um feriado no primeiro dia de 2024. 1 de janeiro 'calha' a uma segunda-feira, por isso, boas notícias para quem não trabalha ao fim de semana - que o tem prolongado.

Já em fevereiro, poderá dar azo à fantasia e fazer a primeira ponte do ano, pois na terça-feira, dia 13, celebra-se o Carnaval. Apesar de este não ser um feriado oficial, normalmente os funcionários do setor público têm tolerância de ponto. Já no privado, depende das empresas.

Em março pode contar com mais um fim de semana prolongado, uma vez que a Sexta-feira Santa realiza-se a 29 deste mês, mesmo antes da Páscoa que, em 2024, se assinala a 31 de março.

Por sua vez, em abril tem a liberdade de fazer mais uma ponte, uma vez que o dia 25 de Abril calha numa quinta-feira.

A seguir chega maio com um feriado a meio da semana. O Dia do Trabalhador, que se assinala no primeiro dia do mês, fica este ano a uma quarta-feira. Antes que o mês acabe pode ainda fazer uma ponte com o 'Corpo de Deus' marcado para quinta-feira 30 de maio.

À entrada do verão, junho será em 2024, como sempre, o mês com mais pontes e fins de semana prolongados, pois aos feriados nacionais juntam-se os municipais. 

Dia 10 de junho, Dia de Portugal, é um segunda-feira. Já 13, dia em que se celebra o Santo António, calha numa quarta-feira e, em Lisboa, é feriado. Os concelhos que têm como padroeiro o São João, como é o caso da cidade do Porto, têm ainda mais sorte pois têm em junho dois fins de semana prolongados, visto que, no próximo ano dia 24 de junho calha a uma segunda-feira.

Em julho não há feriados nacionais, mas pouco tempo depois chega o tão esperado 15 de agosto, dia da Assunção da Nossa Senhora, e com ele mais uma oportunidade de fazer ponte, visto que calha numa quinta-feira em 2024.

De agosto saltamos para 5 de outubro, Dia da Implantação da República. Apesar de ser feriado, este ano só o será para quem trabalha ao fim de semana, uma vez que calha num sábado.

O último fim de semana prolongado do ano acontece em novembro, com o Dia de Todos os Santos a calhar numa sexta-feira.

Já em dezembro, os dois primeiros feriados (1 e 8) calham ao domingo e o dia 25 a meio da semana, numa quarta-feira.

Leia Também: Escapadinha de feriado? Destinos na Europa para ver em três dias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório