Meteorologia

  • 23 FEVEREIRO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 14º

Caixas de bananas 'escondiam' 4,5 toneladas de cocaína na Grande Lisboa

A droga foi apreendida num armazém e a operação que levou à apreensão da droga aconteceu nos "últimos meses". O produto estupefaciente chegava do Equador por via marítima e tinha como destino outros países na Europa.

Caixas de bananas 'escondiam' 4,5 toneladas de cocaína na Grande Lisboa
Notícias ao Minuto

16:02 - 28/11/23 por Teresa Banha

País Droga

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, esta terça-feira, que foi desenvolvida nos “últimos meses” uma operação de combate ao tráfico internacional de estupefacientes, através da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes.

De acordo com um comunicado, durante a Operação Âncora, foi possível localizar e intercetar  “uma elevada quantidade de produto estupefaciente, mais concretamente cocaína” num armazém da Grande Lisboa.

“No decurso desta operação policial procedeu-se à apreensão de um total de cerca de 4.426 kg de cocaína que se encontravam dissimulados num elevado número de caixas de bananas, droga essa proveniente do Equador que tinha como destino final outros países europeus”, lê-se na nota.

A PJ explica ainda que a forma como a cocaína dissimulada nas caixas “que por sua vez vinham acomodadas em paletes no interior de contentores marítimos, tornou extremamente difícil a sua deteção e posterior remoção”. Chegavam a Portugal por via marítima.

No âmbito desta operação não foi realizada qualquer detenção em território nacional, mas a PJ adianta que foram recolhidos “elementos probatórios” que foram partilhados com autoridades dos outros países – que não são especificados.

A operação, que contou com o apoio da Autoridade Tributária e Aduaneira, insere-se no esforço que a Polícia Judiciária, em articulação e conjugação de esforços com as autoridades de outros países, vem desenvolvendo ao longo dos últimos anos no domínio do combate ao tráfico ilícito de cocaína.

A investigação prossegue em cooperação com as autoridades de outros países.

Leia Também: PSP do Montijo apreende mais de 10 mil doses de haxixe, cocaína e heroína

Recomendados para si

;
Campo obrigatório