Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Lisboa escolhida como Capital Europeia da Inovação

Prémio tem um valor monetário de um milhão de euros.

Lisboa escolhida como Capital Europeia da Inovação
Notícias ao Minuto

16:43 - 27/11/23 por Notícias ao Minuto

Tech Capital europeia da inovação

Lisboa conquistou, esta segunda-feira, o título de Capital Europeia da Inovação 2023, avança a própria autarquia em comunicado.

Lviv (Ucrânia) e Varsóvia (Polónia) eram as outras duas cidades finalistas, num prémio que tem um valor monetário de um milhão de euros.

"A ambição de tornar Lisboa na capital da inovação da Europa foi concretizada esta segunda-feira, com a Comissão Europeia a escolher e entregar o galardão ao Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, numa cerimónia que decorreu em Marselha", lê-se num comunicado enviado às redações.

"Este prémio vai ser investido pela Unicorn Factory para desenvolver projetos de inovação social e no combate à exclusão, usando a tecnologia como elevador social", salienta o presidente da Câmara lisboeta, Carlos Moedas.

A capital portuguesa escolheu a Fábrica de Unicórnios (Unicorn Factory), sediada no Beato, como base para a candidatura a este concurso europeu, que iniciou em 2014. "Em apenas 2 anos, a Unicorn Factory Lisboa atraiu 54 novos centros tecnológicos para Lisboa vindos de 23 países, anunciou 10.000 postos de trabalho, lançou 13 programas de incubação e aceleração, triplicou o número de start-ups incubadas e posicionou a cidade em indústrias tão distintas como a saúde digital, as tecnologias “Web 3” ou a inteligência artificial", celebra a autarquia em nota informativa.

"Este prémio prova também que podemos e devemos ser mais ambiciosos. Que temos tudo para ser os melhores. Hoje, graças ao sucesso da Fábrica de Unicórnios, Lisboa venceu o prémio mais conceituado para uma cidade europeia. É um orgulho para mim enquanto responsável máximo da autarquia de Lisboa. Mas, é sobretudo um sinal muito forte daquilo que somos capazes de fazer quando temos ambição. Este prémio era um sonho, que tantos acharam impossível, mas que hoje trazemos para Lisboa", reforça Carlos Moedas.

Já em outubro deste ano, a Câmara Municipal de Lisboa escrevia: "Sob o tema Lisboa Unicorn Capital, a Câmara Municipal de Lisboa, proponente da iniciativa da capital portuguesa, apresentou ao júri europeu um dossiê no qual descreve o trabalho realizado pela cidade até ao momento, ilustrado e sustentado com dados estatísticos e métricas em termos de inovação nas mais diversas áreas: ambiente, cultura, economia, mobilidade."

Os prémios iCapital distinguem todos os anos as cidades mais inovadoras da Europa. É a primeira vez que Lisboa conquista o prémio 'European Capital of Innovation'.

[Notícia atualizada às 18h26]

Leia Também: Ruído? Santa Maria Maior quer que CML cesse emissão de licenças especiais

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório