ACP oferece carta a quem foi preso por guiar sem ela

A escola de condução Automóvel Clube de Portugal (ACP) oferece todos os anos a carta de condução a cinco reclusos que cumprem pena de prisão por guiarem sem o título. Esta oferta, lê-se no Expresso, faz parte de uma parceria com o Ministério da Justiça.

Cada português pagou 213 euros pelo seguro do carro

© Reuters

Notícias Ao Minuto
05/07/2014 08:18 ‧ 05/07/2014 por Notícias Ao Minuto

País

Parceria

Uma parceira entre a escola de condução Automóvel Clube de Portugal (ACP) e o Ministério da Justiça dá a oportunidade a cinco reclusos, que cumprem pena de prisão por conduzir sem carta, terem o título de condução.

A carta de condução é oferecida se o recluso passar em todos os testes.

De acordo com o Expresso, os reclusos em questão já estiveram inscritos em escolas de condução mas nunca passaram nos exames e código, o que para o presidente da Prevenção Rodoviária Portuguesa, José Manuel Trigoso, é uma questão preocupante, visto que “o mal dos exames de código é que estão escritos para a classe média, para as pessoas com alguma instrução”.

Esta parceria com o Ministério da Justiça tem dividido opiniões, mas o presidente da ACP, Carlos Barbosa, frisa que não se está a “beneficiar um criminoso”, mas sim a “ajudar pessoas a não voltarem à prisão por uma coisa tão absurda”. “Não são bandidos”, frisa.

Exemplo disso, destaca o semanário, é Paulo Jorge, condenado a cinco anos de cadeia depois de ter sido apanhado nove vezes a conduzir sem carta. Já foi a exame de código dez vezes, mas nunca passou.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas