Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 18º

Português condenado por violar idosa em Espanha 15 anos após o crime

Homem fugiu para França, onde esteve 15 anos. Vítima morreu sem ver o violador condenado.

Português condenado por violar idosa em Espanha 15 anos após o crime
Notícias ao Minuto

16:56 - 24/11/23 por Notícias ao Minuto

País Espanha

Uma mulher morreu sem nunca ver o homem português que a violou condenado. O crime ocorreu em 2007, em Ourense, Espanha, mas só agora o homem foi condenado. A vítima morreu no início de 2023.

Xavier António trabalhava na zona onde a vítima, de 77 anos, vivia e conseguiu, através do patrão, que a mulher lhe alugasse um anexo onde pudesse dormir, de acordo com o La Voz de Galicia. Uma noite apareceu junto da idosa, roubou-a e ameaçou-a com uma faca. "Violou-a durante toda a noite e ela não conseguiu fugir", revelou Aurea Vázquez, a filha da vítima. 

Após ter cometido a violação, Xavier António ficou em prisão preventiva, mas foi transferido temporariamente para Portugal para ser julgado por outro crime. Acabou por ser libertado e foi viver para França, onde esteve durante 15 anos. O português casou e constituiu família. Em setembro deste ano foi apanhado numa fiscalização perto da fronteira com Espanha e entregue à justiça. 

Na quinta-feira foi presente a tribunal e acabou condenado a cinco anos e meio de prisão. Terá ainda de pagar uma indemnização de 12.340 euros aos herdeiros da vítima.

A filha da mulher ficou dececionada com a sentença e garante que "não foi feita justiça". "A minha mãe não conseguiu defender-se", afirmou Aurea Vázquez. 

Leia Também: Cinco jovens detidos por violação em grupo a menor de 15 anos em Alicante

Recomendados para si

;
Campo obrigatório