Espanha. Português detido por transportar amêijoas impróprias para Itália

No total, foram apreendidos 1.520 quilogramas de amêijoas japonesas impróprias para consumo. Além do português, foram detidos dois italianos.

Guardia Civil

© Guardia Civil

Notícias ao Minuto
23/11/2023 15:54 ‧ 23/11/2023 por Notícias ao Minuto

País

Espanha

As autoridades espanholas apreenderam, no passado dia 12 de novembro, 1.520 quilogramas de amêijoas japonesas impróprias para consumo e detiveram três pessoas, uma das quais de nacionalidade portuguesa. Os bivalves foram apanhados em Portugal e tinham como destino Itália.

Segundo a imprensa espanhola, que cita a Guardia Civil, os agentes intercetaram uma carrinha na autoestrada A-2, em Monreal de Ariza, na província de Saragoça, por volta da meia-noite do dia 12 de novembro (23h00 de 11 de novembro, em Portugal), após uma patrulha de trânsito detetar uma carrinha parada na berma da autoestrada.

Quando os agentes se aproximaram do veículo para perceber se estava tudo bem com os ocupantes, a carrinha iniciou marcha e regressou à estrada. Momentos depois, o condutor foi mandado parar.

Durante uma inspeção ao veículo, os agentes encontraram uma grande quantidade de sacos com amêijoas vivas, que exalavam um cheiro forte. Segundo a Guardia Civil, os bivalves estavam a ser transportados num veículo não refrigerado, apenas com algumas paletes com gelo, concluindo-se que o transporte não estava a ser efetuado nas condições higiénicas e sanitárias necessárias.

Os ocupantes revelaram então que não possuíam a documentação necessária para este tipo de transporte e que o as amêijoas saíram de Portugal com destino a Itália.

Os três ocupantes - dois italianos e um português - foram detidos e a carrinha e as amêijoas apreendidas.

Leia Também: Espanha. Descoberto gigante sacrifício de animais em ritual há 2.500 anos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas