Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Portugal tem mais 4 helicópteros de combate a incêndios rurais. Ora veja

Cerimónia de apresentação decorreu com a presença do primeiro-ministro, António Costa, e a ministra da Defesa, Helena Carreiras. Aeronaves foram adquiridas no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência.

Notícias ao Minuto

19:44 - 22/11/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Incêndios

Os primeiros novos quatro meios aéreos da frota do Estado para apoio ao combate a incêndios rurais foram apresentados esta terça-feira, em Ovar, no distrito de Aveiro.

A cerimónia decorreu no Aeródromo de Manobra N.º 1, com a presença do primeiro-ministro demissionário, António Costa, e foram adquiridos no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência.

"A Força Aérea conta, a partir de hoje, com quatro novos helicópteros que vão estar dedicados à missão de combate aos incêndios rurais", começa por escrever a força num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

Na mesma nota, a Força Aérea refere que as aeronaves em questão são dois dois helicópteros AW119 Koala, que se juntam já existente da Esquadra 552 - 'Zangões', "sendo que estes dois ficarão permanentemente dedicados à missão de combate aos incêndios rurais, através da vigilância e de projeção de forças no terreno"

Já os outros dois meios, UH-60 Black Hawk, destinam-se ao "combate aéreo e à projeção de forças no terreno, sendo que ficarão sediados no AM1, brevemente transformado em Base Aérea N.º 8". Este dois helicópteros são os primeiros de um total de seis, e está previsto, de acordo com a Força Aérea, que a frota fique completa até 2026.

"Tratando-se de uma missão que exige uma experiência extrema, até 2026 as tripulações da Força Aérea responsáveis por operar o UH-60 Black Hawk passarão por uma fase muito rigorosa de treino por forma a que seja edificada a capacidade com todas as condições de segurança", explicam ainda no comunicado.

O primeiro-ministro surgiu acompanhado pela ministra da Defesa, Helena Carreiras, e falou numa mudança de paradigma na forma como o país passou a encarar a gestão integrada dos fogos rurais, privilegiando a prevenção, sem descurar a necessidade de capacitação para o combate.

Segundo António Costa, esta mudança de paradigma tem-se traduzido em resultados concretos, tendo todas as metas fixadas no plano nacional de gestão integrada de fogos rurais sido "largamente superadas".

Considerou ainda uma "mais-valia da maior importância" a decisão de atribuir à Força Aérea esta nova missão de assegurar o planeamento a gestão e a operação da ação aérea de combate aos incêndios florestais, porque a Força Aérea como as Forças Armadas "asseguram a capacidade de planeamento de comando e controlo absolutamente imprescindível para o sucesso e a eficiência numa operação desta dimensão".

Na mesma ocasião, o chefe do Estado Maior da Força Aérea, Cartaxo Alves, realçou a importância deste momento para a Força Aérea e para o país, pois "marca o inicio da construção da capacidade própria do Estado naquele que era um desígnio nacional sufragado pelos portugueses no domínio do combate aéreo aos incêndios rurais".

No total, está prevista a aquisição de 11 helicópteros até 2025, num investimento que ronda os 70 milhões de euros exclusivamente do PRR, tendo sido hoje apresentadas as primeiras quatro aeronaves entregues à Força Aérea: dois helicópteros médios Black Hawk e dois helicópteros ligeiros Koala.

No caso dos Black Hawk, o general Cartaxo Alves esclareceu que são aparelhos já usados, mas assegurou que estes helicópteros "foram sujeitos a uma inspeção estrutural profunda".

"Estamos convictos de que estamos perante aeronaves capazes de, ao serviço da Força Aérea, cumprir uma missão tão exigente e um risco tão elevado como é a de combate aos incêndios rurais", afirmou.

Veja as imagens na galeria acima.

Leia Também: "Aumentámos 11 vezes as verbas dedicadas" à prevenção de incêndios rurais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório