Um homem estrangeiro de 53 anos foi detido por agentes do Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Faro, através da Esquadra de Tavira, depois de ter injuriado e agredido polícias naquela cidade. O suspeito, cujo país de origem não foi revelado, já foi condenado por vários crimes graves, entre eles homicídio, abuso sexual e ofensas à integridade física.
“No âmbito da atividade de policiamento descaracterizado, através de polícias da investigação criminal, e quando estes se encontravam a falar com outros cidadãos, o detido, sem que nada o fizesse prever, dirigiu-se-lhes com ameaças e injúrias”, detalhou a força de segurança, em comunicado enviado às redações.
O homem manteve a sua conduta violenta mesmo depois de as autoridades se terem identificado, tendo mesmo chegado a ameaçar os agentes de morte, segundo a mesma nota.
“Perante as agressões dirigidas aos polícias, o mesmo foi manietado e algemado, com a ajuda dos cidadãos, dada a resistência e violência por si exercida”, complementou.
Uma vez que se tratava de um cidadão estrangeiro, a PSP solicitou “informação através dos canais da cooperação policial internacional”, tendo apurado que o homem “já havia sido condenado por crimes graves, como o crime de homicídio qualificado, em 2005”.
Foi, também, “indiciado, depois de 2020, por outros crimes violentos como roubo, abuso sexual e ofensas à integridade física, bem como de outros crimes como dano, furto e violação de domicílio, que resultaram na emissão de vários mandados de detenção no seu país de origem”.
O homem foi conduzido ao Tribunal da Relação de Évora, tendo ficado a aguardar a sua extradição para um estabelecimento prisional.
Leia Também: Quatro acusados por homicídio e sequestro de pianista encontrado em poço