Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Gomes Cravinho inicia esta terça-feira visita a Bissau

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal chega hoje à Guiné-Bissau para participar nas comemorações do 50.º aniversário da independência do país, tendo previstas audiências com o Presidente e o primeiro-ministro guineenses, além de reunir com o seu homólogo.

Gomes Cravinho inicia esta terça-feira visita a Bissau
Notícias ao Minuto

06:24 - 14/11/23 por Lusa

País Gomes CRavinho

No primeiro dia da visita, Gomes Cravinho deverá reunir-se com Carlos Pinto Pereira, ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades, e tem agendadas audiências com o Presidente da República, Umaro Sissoco Embalo, e com o primeiro-ministro, Geraldo Martins.

Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) refere que além das celebrações, na quinta-feira, a visita de João Gomes Cravinho a Bissau tem também foco nas relações económicas e a cooperação em áreas como a saúde ou educação.

O encontro com Carlos Pinto Pereira terá por objetivo debater "as relações bilaterais Portugal/Guiné Bissau, os principais temas da agenda regional e internacional e a aposta no aprofundamento da integração e cooperação no seio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), de que a Guiné-Bissau assumirá a Presidência em 2025", lê-se na nota.

A Guiné-Bissau autoproclamou a sua independência de Portugal em 24 de setembro de 1973, mas as comemorações oficiais estão marcadas para 16 de novembro, dia das Forças Armadas.

Entre os líderes convidados para as cerimónias oficiais estão o Presidente e primeiro-ministro portugueses, Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa, mas o programa oficial ainda não foi divulgado.

Leia Também: "O voto no BE será um voto que impedirá qualquer Governo de Direita"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório