Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Costa emocionou-se no Conselho de Estado (que não teve consenso)

Conselho de Estado ficou 'empatado', sendo que não houve maioria favorável à dissolução da Assembleia da República.

Notícias ao Minuto

23:13 - 09/11/23 por Notícias ao Minuto

País Crise política

O Conselho de Estado que decorreu esta quinta-feira, durante cerca de quatro horas, não chegou a consenso sobre a decisão que deveria tomar Marcelo Rebelo de Sousa após a demissão de António Costa. 

Segundo revelou o Presidente da República, no Conselho de Estado verificou-se um "empate e, portanto, não favorável à dissolução - situação, aliás, que já ocorrera no passado com outros chefes de Estado".

O encontro foi convocado pelo Presidente da República para analisar a crise política, com Marcelo a acabar por optar por dissolver a Assembleia da República.

As imagens do encontro - que mostram António Costa visivelmente emocionado - podem ser vistas na galeria. 

De recordar que fazem parte deste órgão político de consulta do Presidente da República, 18 conselheiros, sendo que oito são por inerência direta pelos cargos que ocupam: presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, primeiro-ministro, António Costa, presidente do Tribunal Constitucional, José João Abrantes, provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, presidente da Madeira, Miguel Albuquerque, presidente dos Açores, José Manuel Bolieiro, e os antigos presidentes da República, Ramalho Eanes e Cavaco Silva.

Leia Também: Costa queria Centeno primeiro-ministro e lamenta opção de eleições

Recomendados para si

;
Campo obrigatório