Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Amiga, advogada e... condenada. O que 'tramou' a defesa de Rosa Grilo

A advogada foi esta quinta-feira condenada a seis meses de prisão, com pena suspensa de um ano.

Amiga, advogada e... condenada. O que 'tramou' a defesa de Rosa Grilo
Notícias ao Minuto

18:31 - 09/11/23 por Notícias ao Minuto

País Rosa Grilo

Tânia Reis, amiga de longa data de Rosa Grilo - e sua advogada durante grande parte do polémico processo da morte de Luís Grilo, foi esta quinta-feira condenada a seis meses de prisão, com pena suspensa de um ano.

O 'início do fim' começou em 2018, quando Rosa Grilo matou o marido, crime que confessou apenas cinco anos depois. 

Nesses cinco anos, Tânia passou de amiga a advogada, demitiu-se de funções e foi hoje condenada.

Nos últimos anos, tornou-se conhecida por defender protagonistas de homicídios casos polémicos que chocaram o país. Rosa Grilo, Diana FialhoMaria Malveiro, Kelly Oliveira, tudo nomes conhecidos pelos portugueses, mas também, intimamente, por Tânia Reis. 

Contudo, foi o caso de Rosa Grilo e a ligação à homicida que a 'condenou'. Já a viúva cumpria prisão, quando, Tânia Reis e João de Sousa, consultor forense, são acusados de terem plantado provas no local onde ocorreu o assassinato de Luís Miguel Grilo, de forma a conseguirem que Rosa Grilo fosse libertada, ou até absolvida, no caso do homicídio do seu marido.

Em causa estava o facto de, os momentos finais do julgamento da morte do triatleta, Tânia Reis e João de Sousa terem contactado as autoridades, para revelar a descoberta de dois fragmentos de projéteis e de dois invólucros na banheira da residência do casal. As provas, eram, afinal, plantadas.

Um dia depois de se tornar pública a acusação pelo Ministério Público, em março de 2021, a advogada deixou a defesa de Rosa Grilo. À data, disse à TVI sentir-se enganada.

Quando, em maio de 2023, Rosa Grilo, subitamente, confessou o crime, tramou (duplamente) a advogada. Rosa Grilo confessou que terá pedido a Tânia Reis para fazer desaparecer a caixa de munições [que usou para matar o marido], mas foi o pai quem acabou por se desfazer delas. “Ele deitou-as na barragem do Maranhão”.

Esta quinta-feira, João de Sousa foi condenado a uma pena de prisão de 12 meses e Tânia Reis foi condenada a seis meses de prisão, com pena suspensa de um ano.

Rosa Grilo, recorde-se foi condenada em cúmulo jurídico a 24 anos de prisão pelo crime de homicídio, um ano e dez meses por profanação de cadáver e um ano e seis meses por posse de arma proibida. Cumpre prisão em Tires. 

Leia Também: Penas de prisão para ex-advogada e ex-consultor de Rosa Grilo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório