Meteorologia

  • 05 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 16º

Auroras boreais pintaram os céus. Em Portugal também foram vistas

Miguel Marques, um astrofotógrafo profissional, recorreu à sua página na rede social Facebook para partilhar imagens do momento. 

Auroras boreais pintaram os céus. Em Portugal também foram vistas
Notícias ao Minuto

22:28 - 06/11/23 por Notícias ao Minuto

País Céu

Não é todos os dias que o céu na Europa se ilumina desta forma: uma aurora boreal foi vista na noite de domingo para segunda-feira em vários países, num fenómeno considerado raro. Em Portugal, o espetáculo de luzes pintou o céu da Figueira da Foz.

Para prová-lo, Miguel Marques, um astrofotógrafo profissional, recorreu à sua página na rede social Facebook para partilhar imagens do momento. 

"Auroras Boreais. É um tema que nos remete logo para os países nórdicos e frios, mas e se partilharmos convosco que ontem à noite conseguimos captar uma? Sim, sim, aqui em Portugal, mais concretamente na Figueira da Foz.  Ténue e um pouco envergonhada atrás das nuvens, mas aquele tom rosado não engana ninguém", lê-se na descrição das imagens.

Segundo Miguel, "apesar de não ser visível a olho nu, não é todos os dias que se vê este fenómeno, muito menos aqui".

De acordo com a Euronews, em causa está uma tempestade geomagnética, que levou o fenómeno a ser apreciado em latitudes pouco habituais.

Contrariamente ao habitual, em que o espetáculo natural de luzes apenas pode ser desfrutado nas latitudes mais a norte, desta vez o fenómeno provocado pela interação do vento solar com o campo magnético da terra pôde ser visto em vários pontos da Europa, desde a Inglaterra à Hungria, passando por Ucrânia e Bulgária.

De recordar que o Notícias ao Minuto já tinha dado conta, no domingo, que uma aurora boreal tinha iluminado os céus da Ucrânia. De acordo com o Euromaiden Press, o fenómeno "extremamente raro na Ucrânia" pôde ser visto em várias cidades, tais como Kyiv, Dnipro, Chernihiv e Kharkiv.

Leia Também: Em tempo de guerra, céus da Ucrânia iluminam-se por aurora boreal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório