Procurar

Controlo de fronteiras? "Início de uma nova arquitetura de segurança"

A pasta da Administração Interna agradeceu às entidades envolvidas, assim como salientou que espera que Portugal "continue a ser exemplo de políticas de segurança à escala internacional". Nota é deixada após a extinção oficial do SEF.

Controlo de fronteiras?  "Início de uma nova arquitetura de segurança"

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Notícias ao Minuto
29/10/2023 23:09 ‧ há 1 ano por Notícias ao Minuto

País

SEF

O Ministério da Administração Interna assinalou, este domingo, a reestruturação do sistema de controlo de fronteiras, que teve início hoje.

"É devida, mais uma vez, uma palavra de gratidão. Num processo que se iniciou há mais de 2 anos, envolvendo entidades da Administração Interna, Justiça, Finanças, Assuntos Parlamentares, Modernização do Estado e da Administração Pública, hoje é o início de uma nova arquitetura de segurança", começaram por escrever os responsáveis numa publicação partilhada na rede social X (antigo Twitter).

"Obrigado a todos os responsáveis e profissionais envolvidos, pelo extraordinário exemplo e contributo para uma importante reforma da arquitetura do nosso sistema de segurança interna", continuaram, acrescentando que esta reforma "só foi possível com o contributo de todas e de todos".

Na publicação, a pasta, tutelada por José Luís Carneiro, refere ainda que espera que o "espírito de cooperação, de partilha e de responsabilidade continue como até aqui" e que Portugal "continue a ser exemplo de políticas de segurança à escala internacional".

"As maiores felicidades para o desempenho das vossas funções. Obrigado a todos!", lê-se no final da publicação, acompanhada por várias fotografias que assinalam o dia.

As competências do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), extinto oficialmente desde sábado, vão ser transferidas para sete organismos, passando as policiais para a PSP, GNR e PJ, enquanto as funções em matéria administrativa relacionadas com os cidadãos estrangeiros vão para a nova agência e Instituto de Registo e Notariado (IRN), sendo ainda criada a Unidade de Coordenação de Fronteiras e Estrangeiros, que vai funcionar sob a alçada do secretário-geral do Sistema de Segurança Interna, além de alguns inspetores serem também transferidos para a Autoridade Tributária.

Leia Também: Com o SEF extinto, como funciona a transição para Agência para Migrações?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10