Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

Miss transgénero? "Quem ganhou foi uma operação e a medicina molecular"

"Não acredito que não houvesse nenhuma mulher - mulher, mulher - mais bonita a concorrer", disse Miguel Sousa Tavares sobre a nova Miss Portugal, que será a primeira transgénero a representar o país.

Miss transgénero? "Quem ganhou foi uma operação e a medicina molecular"
Notícias ao Minuto

22:12 - 26/10/23 por Notícias ao Minuto

País Miguel Sousa Tavares

Miguel Sousa Tavares comentou, esta quinta-feira, a escolha da nova Miss Portugal, Marina Machete, que será a primeira mulher transgénero a representar o país no concurso Miss Universo. Na sua opinião, quem venceu o concurso "foi uma operação ou várias cirurgias plásticas e a medicina molecular" e não uma "mulher bonita".

"Eu acho que as mulheres saem duplamente maltratadas deste concurso", começou por referir, no seu habitual espaço de comentário no Jornal Nacional, da TVI.

"Primeiro porque não acredito que não houvesse nenhuma mulher - mulher, mulher - mais bonita a concorrer do que esta Miss Portugal. Francamente, não acredito. Gostos não se discutem e o júri lá terá o dele, mas, francamente, não acredito que não haja uma portuguesa em idade de concorrer mais bonita do que esta Miss Portugal", justificou.

Para Miguel Sousa Tavares, "quem se elegeu não foi uma mulher bonita". "Não foi ela quem ganhou o concurso, foi uma operação ou várias cirurgias plásticas mais a medicina molecular", atirou.

O ex-jornalista sustentou ainda que "o que o júri apreciou foi o resultado sucessivo de operações plásticas que correram bem e tratamentos moleculares ou celulares".

Recorde-se que Marina Machete, de 28 anos, foi a primeira mulher transgénero a participar e a vencer o concurso de Miss Portugal. A jovem conquistou o título no passado dia 5 de outubro, num evento que decorreu em Borba, no distrito de Évora, e vai agora representar o país no concurso Miss Universo 2023.

Em entrevista ao Notícias ao Minuto, a nova Miss Portugal defendeu que o concurso "não avalia apenas o exterior" e que cada "candidata tem de participar de forma ativa na sociedade, através de causas sociais, e tem de transmitir uma imagem e mensagem a uma certa comunidade".

Referiu ainda ter percebido, desde logo, que "haveria uma explosão" por ser "abertamente transgénero"

"Já ouvi de tudo, não há nada que me possa magoar. A maioria dos comentários ofensivos até me faz rir, a mim e à organização. Nós lemos e rimo-nos. Esses comentários não se aplicam a mim, representam apenas ignorância", afirmou. 

"Percebi que haveria uma explosão do que sempre ouvi por ser transgénero"

Marina Machete, a primeira mulher transgénero a tornar-se Miss Portugal, é a convidada desta segunda-feira do Vozes ao Minuto.

Filipe Carmo | 09:15 - 16/10/2023

O concurso Miss Universo decorre a 18 de novembro, em El Salvador. Atualmente o título cabe à norte-americana R'Bonney Gabriel, que foi coroada Miss Universo em 2022.

Leia Também: "Percebi que haveria uma explosão do que sempre ouvi por ser transgénero"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório