Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

"Portugal saúda a entrada da primeira coluna humanitária em Gaza"

O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, saudou hoje a entrada da primeira coluna humanitária em Gaza e defendeu que a fronteira de Rafah deve permanecer aberta para apoio humanitário a civis.

"Portugal saúda a entrada da primeira coluna humanitária em Gaza"
Notícias ao Minuto

13:47 - 21/10/23 por Lusa

País Gomes CRavinho

"Portugal saúda a entrada da primeira coluna humanitária em Gaza esta manhã", pode ler-se na conta oficial do gabinete do ministro dos Negócios Estrangeiros português na rede social X (antigo Twitter).

"Face à séria degradação da situação, a fronteira de Rafah deve permanecer aberta para que este apoio humanitário indispensável chegue, de forma continuada, às populações civis inocentes", refere a mensagem.

A ONU confirmou hoje que 20 camiões com comida, água e medicamentos entraram na Faixa de Gaza, controlada pelo grupo islamita Hamas, através da passagem de Rafah.

A passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, é a única saída para o exterior da Faixa de Gaza, já que as restantes passagens fronteiriças são com Israel.

Esta fronteira estava encerrada desde o início dos bombardeamentos israelitas ao território, como represália pelo ataque do Hamas a Israel no passado dia 07 de outubro.

O conflito já provocou milhares de mortos e feridos, entre militares e civis, nos dois territórios.

Leia Também: Cravinho e homólogo libanês alertam para risco de contágio do conflito

Recomendados para si

;
Campo obrigatório