Meteorologia

  • 21 JULHO 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 26º

"Portugueses levam cada vez mais a sério os avisos da Proteção Civil"

A Secretária de Estado da Proteção Civil recordou que a passagem da depressão Aline por Portugal Continental não fez "danos pessoais" e que isso deve-se ao facto da população ter cumprido as recomendações dadas pelas autoridades e ao papel "muito importante" das autarquias.

"Portugueses levam cada vez mais a sério os avisos da Proteção Civil"
Notícias ao Minuto

09:26 - 20/10/23 por Notícias ao Minuto

País Mau tempo

A secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, fez uma balanço da passagem da depressão Aline por Portugal Continental, esta sexta-feira, no programa 'Esta Manhã' da TVI.

Apesar das várias inundações registadas, de alguns estradas interrompidas e de uma família ter ficado desalojada no Porto, a responsável relembrou que não houve "danos pessoais" e isso "é o mais importante".

Para o desfecho positivo contribuiu, segundo Patrícia Gaspar, o facto da população ter seguido as indicações dadas pelas autoridades.

"Acho que é importante salvaguardar de facto não termos tido danos pessoais e isso é importante e é também importante e acho que é um sinal que os portugueses começam cada vez mais a levar a sério estes avisos, os alerta da Proteção Civil. O pedido que se faz constantemente para que não se arrisque, para que se respeite os constrangimentos e as indicações que vão sendo dadas e isso é um sinal positivo", realçou.

O que também contribuiu para não haver danos de maior, de acordo com a secretária de Estado, foi o papel desempenhado pelas autarquias.

"As autarquias têm aqui um papel muito importante. Estão na linha da frente quer no conhecimento do seu território, das suas vulnerabilidades, dos locais onde historicamente nós já sabemos onde estas situações vão acontecer e tem havido um esforço enorme ao longo dos últimos anos no sentido de dar resposta e isso não é só responder mas sobretudo trabalhar no patamar da prevenção e da preparação. Acho que é isso que tem sido feito. As imagens que vimos nos últimos dias provam muito esse trabalho, que é um trabalho que depois dá frutos também", explicou.

Leia Também: Queda de árvore corta estrada nacional em Arcos de Valdevez

Recomendados para si

;
Campo obrigatório