Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Câmara de Loures lança obras em escolas no valor de 17 milhões de euros

A Câmara de Loures aprovou os procedimentos para a construção de uma nova escola na Portela da Azóia, e requalificação e remodelação de dois equipamentos escolares em Camarate e Loures, num investimento de mais de 17 milhões de euros.

Câmara de Loures lança obras em escolas no valor de 17 milhões de euros
Notícias ao Minuto

13:49 - 19/10/23 por Lusa

País Loures

De acordo com uma nota da autarquia hoje divulgada, aquela câmara do distrito de Lisboa aprovou por unanimidade uma proposta de adjudicação das obras de requalificação e remodelação da Escola Básica n.º 5 de Camarate, pelo valor de 4,5 milhões de euros e com um prazo de execução de 330 dias.

Tendo em conta o prazo de execução, se tudo correr como previsto, a obra poderá ficar pronta durante 2024, embora a autarquia não arrisque uma data concreta, perante a atual conjuntura económica, que tem afetado a conclusão de obras por muitas empresas.

Na reunião do executivo municipal de quarta-feira foi ainda aprovado o lançamento do concurso para a construção da nova Escola Básica da Portela da Azóia, em Santa Iria de Azóia, "aspiração antiga da comunidade educativa local, com investimento previsto de 5,8 milhões de euros", acrescentou a nota.

O presidente da autarquia, Ricardo Leão (PS), citado numa publicação na rede social Facebook, recordou que a construção deste novo equipamento na Portela da Azóia representa "uma aspiração antiga da comunidade educativa" e cujo objetivo é adequar a oferta de equipamentos escolares às necessidades da população.

O executivo camarário aprovou também o projeto de reabilitação da Escola Secundária José Afonso, na cidade de Loures, num investimento estimado em cerca de 7 milhões de euros.

A secundária José Afonso, com mais de seis décadas e 931 alunos, é constituído por dois edifícios com 4.900 metros quadrados (m2) de área bruta de construção e cerca de 3.870 m2 de logradouro.

O projeto aprovado "estabelece a remodelação completa dos edifícios e do logradouro, incorporando os sistemas de eficiência energética e acabamentos tecnologicamente de ponta para melhorar o desempenho geral do ensino escolar", lê-se na nota.

A autarquia explicou ainda que a Escola Secundária José Afonso integra "um lote oito escolas do segundo e terceiro ciclos e secundário do concelho de Loures, consideradas prioritárias para receber financiamento governamental para a sua reabilitação".

O presidente da câmara, citado na rede social, acrescentou que o executivo municipal decidiu "avançar já com os projetos, para que, ao longo dos anos de programa, assim que saiam os avisos, a câmara esteja em condições de avançar para as aprovações", tornando todo o processo mais célere.

No lote de oito escolas, estão já em validação junto da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) os projetos de prioridade 1, referentes às escolas básicas Maria Veleda, em Santo António dos Cavaleiros, e Gaspar Correia, na Portela, para que, "ao que tudo indica, no próximo ano" se possa "iniciar as obras", referiu o autarca.

Leia Também: CDU de Loures e Odivelas entregam "carta aberta" sobre metro ao ministro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório