Chegar aos 100 anos não é para toda a gente e quando se atinge este número redondo há que festejar. Na cidade da Maia, distrito do Porto, Belmira Félix comemorou a data especial, esta segunda-feira.
Foi no Centro de Dia Dr. José Vieira de Carvalho, onde ocupa os dias, que se fez a festa. "A equipa técnica preparou-lhe uma festa a que não faltaram a Provedora da Santa Casa da Misericórdia da Maia, Maria de Lurdes Maia, e familiares da senhora", lê-se numa nota da Câmara Municipal da Maia, a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
De sorriso rasgado no rosto, Belmira espalhou alegria e boa disposição por todos os que se aproximavam dela neste dia feliz e agradeceu as felicitações e o carinho com que a foram brindando.
A animar a celebração esteve a cantora da cidade, Carla Teles, que a fez levantar do lugar após ser "desafiada por uma das filhas". "Foi dançar e arrastou mais algumas pessoas para a pista de dança improvisada", refere ainda a autarquia.
Viúva desde 2009, Belmira é mãe de três meninas, avó de cinco netos e bisavó de cinco bisnetos. É com a filha que vive, na Maia, mas "ainda toma banho sozinha, veste-se, e até prepara a medicação", revelou a filha.
Qual é a receita secreta para se chegar a esta idade?
"Trabalhar na agricultura, matar um porco por ano, trabalhar muito", contou a própria. Mas não só. Belmira gosta "muito" de passar os dias no Centro de Dia Dr. José Vieira de Carvalho "porque faz ginástica".
Para o ano "se Deus quiser", a mulher quer contar com a presença novamente de todos para a festa dos 101.
Leia Também: Escolha entre metro ou 'metrobus' para linha Maia II em aberto