Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Ivo Rosa livre da suspensão e apto a tomar posse na Relação de Lisboa

O Conselho Superior da Magistratura (CSM) levantou a suspensão do juiz Ivo Rosa, abrindo caminho à sua entrada no Tribunal da Relação de Lisboa (TRL), adiantou hoje o órgão de gestão e disciplina dos juízes.

Ivo Rosa livre da suspensão e apto a tomar posse na Relação de Lisboa
Notícias ao Minuto

17:56 - 12/10/23 por Lusa

País Ivo Rosa

"Depois de ter sido arquivado, na última sessão do [Conselho] Permanente, o segundo processo do Juiz Ivo Rosa, por não constituir matéria com relevância disciplinar, o Plenário levantou a suspensão do Juiz (...). Esta decisão será agora comunicada ao Tribunal da Relação de Lisboa, onde o mesmo tomará posse em data a decidir pela Presidente do Tribunal", referiu o CSM, num esclarecimento enviado à Lusa.

O arquivamento do segundo processo disciplinar do antigo juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) teve lugar no passado dia 26 de setembro.

O segundo processo disciplinar que visava Ivo Rosa tinha sido instaurado pelo CSM em fevereiro deste ano e devia-se à anulação de decisões do juiz Carlos Alexandre e que foi revertida pela Relação de Lisboa, com a censura ao comportamento de Ivo Rosa pelos desembargadores.

Já no passado dia 06 de julho o CSM tinha anunciado o arquivamento do primeiro processo disciplinar do juiz.

Na origem desse procedimento estiveram também acórdãos da Relação de Lisboa que revogaram e criticaram a legalidade de decisões tomadas por Ivo Rosa, que interferiam e anulavam decisões jurisdicionais de outros magistrados, designadamente Carlos Alexandre, com quem trabalhou no TCIC.

Ivo Rosa tinha ficado colocado no verão de 2022 no Tribunal da Relação de Lisboa, no âmbito do movimento judicial ordinário, mas a vaga para a promoção do magistrado ficou suspensa devido aos processos disciplinares.

Leia Também: CSM arquiva processo disciplinar do juiz Ivo Rosa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório