Aproximação de depressão traz chuva "persistente" na próxima semana

Tempo seco vai dar lugar a "tempo chuvoso e descida da temperatura". Situação agrava-se a partir de domingo.

Chuva, Portugal,

© Horacio Villalobos#Corbis/Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Notícias ao Minuto
11/10/2023 19:51 ‧ 11/10/2023 por Notícias ao Minuto

País

IPMA

Já se sabia que, a partir de sexta-feira, era esperada uma mudança do estado do tempo em Portugal continental, contudo, a situação deverá piorar na próxima semana com a aproximação de uma depressão, que dará origem a "precipitação persistente na generalidade do território", segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em comunicado, esta quarta-feira, o IPMA alerta que "o tempo quente e seco das últimas semanas dará lugar a tempo chuvoso e descida de temperatura" e explica que "a crista anticiclónica que se estende desde o Mediterrâneo ocidental até à região da Madeira, irá deslocar-se para sueste e enfraquecer permitindo a aproximação e passagem de uma superfície frontal fria nos dias 13 e 14".

"Prevê-se a ocorrência de precipitação inicialmente no litoral Norte que se irá estender gradualmente a todo o território, sendo que na região Sul será mais provável no dia 14", lê-se.

Além disso, os valores da temperatura máxima do ar" irão registar uma descida no dia 13, entre 4 e 8°C, em especial nas regiões Norte, Centro e Alto Alentejo e deverão continuar a diminuir nos dias 14 e 15 em todo o território embora menos acentuadamente". Já os valores da temperatura mínima "deverão ter variações pouco significativas embora com uma tendência igualmente para diminuir".

No dia 15, domingo, "a aproximação de uma depressão, que irá centrar-se a oeste da Península Ibérica, transportando na circulação uma massa de ar quente e com elevado conteúdo em vapor de água, mantendo-se possivelmente na região até dia 17, dará origem a precipitação persistente na generalidade do território".

O vento "irá rodar para o quadrante sul a partir de dia 12, quinta-feira, e deverá aumentar de intensidade, em particular nas terras altas e no litoral oeste nos dias 13 e 15". O IPMA prevê ainda o "aumento da agitação marítima na costa de Portugal continental e nas zonas marítimas de responsabilidade nacional no dia 15".

Leia Também: Escolas encerradas em duas ilhas açorianas devido ao mau tempo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas