Presidente da Roménia recebe Chave de Honra da Cidade de Lisboa
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML) destacou o "exemplo" que deu "no combate à corrupção e pelo símbolo de união que representa na Europa".
© Twitter/ Carlos Moedas
País Lisboa
O presidente da Roménia, Klaus Iohannis, recebeu, esta segunda-feira, a Chave de Honra da Cidade de Lisboa pelas mãos do presidente da câmara municipal, Carlos Moedas.
"Recebi, nos Paços do Concelho, o presidente da Roménia a quem entreguei a Chave de Honra da Cidade de Lisboa pelo exemplo que nos deu no combate à corrupção e pelo símbolo de união que representa na Europa", escreveu Carlos Moedas numa publicação na rede social X (antigo Twitter).
De recordar que os governos português e romeno assinaram hoje dois acordos de cooperação sobre o desenvolvimento de energias renováveis e a promoção de investimentos externos, numa cerimónia presidida pelo primeiro-ministro, António Costa, e pelo chefe de Estado da Roménia, Klaus Iohannis.
Recebi, nos Paços do Concelho, o Presidente da Roménia a quem entreguei a Chave de Honra da Cidade de Lisboa pelo exemplo que nos deu no combate à corrupção e pelo símbolo de união que representa na Europa. Obrigado, @KlausIohannis. pic.twitter.com/IiRxhGOrzm
— Carlos Moedas (@Moedas) October 9, 2023
Estes dois memorandos foram assinados após uma reunião em São Bento, em Lisboa, entre António Costa e Klaus Iohannis, em que também estiveram presentes pelo lado nacional os ministros dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, e do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro.
O memorando sobre energias visa reforçar a cooperação, incluindo a de caráter institucional, nos planos bilateral e da União Europeia, e abrange a promoção de "consultas entre as partes com vista ao apoio de objetivos europeus comuns em matéria de política energética".
Os governos de Portugal e da Roménia, entre outros objetivos, pretendem explorar a promoção de projetos de energia azul, promover a troca de conhecimentos em matéria de gás natural liquefeito e desenvolver programas de formação e de peritos.
Leia Também: Portugal apoia adesão da Roménia ao espaço Schengen e à OCDE
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com