Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

20 mil estudantes recebem "a sua primeira bolsa" de estudo na segunda

Quase 20 mil alunos do ensino superior vão receber na segunda-feira "a sua primeira bolsa" de estudo, revelou hoje a ministra Elvira Fortunato, explicando que serão pagas "todas as bolsas" que ficaram decididas e notificadas até quinta-feira.

20 mil estudantes recebem "a sua primeira bolsa" de estudo na segunda
Notícias ao Minuto

12:42 - 22/09/23 por Lusa

País Apoio

Segundo o gabinete do Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) estão abrangidos 19.873 estudantes.

Estes alunos irão receber mais cedo, do que é habitual, a "sua primeira bolsa", sublinhou a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, na intervenção final do debate de atualidade sobre o arranque do ano letivo requerido pelo PCP que decorreu hoje no parlamento.

O encerramento coube à deputada comunista Paula Santos que criticou a postura do Governo, considerando que "veio a este debate como se o início do ano letivo estivesse a correr belissimamente".

Paula Santos criticou a retórica do Governo, que "não tem qualquer correspondência com a realidade", voltando a sublinhar os mais de 90 mil estudantes do ensino básico e secundário sem professor a todas as disciplinas ou os casos de alunos do ensino superior "que não encontram quarto, porque os custos são incomportáveis" e acabam por "abandonar os estudos antes do tempo".

Paula Santos criticou o Governo por não apresentar "soluções para ultrapassar o problema da falta de professores", lembrando que o PCP vai continuar a lutar pelo reconhecimento do tempo de serviço trabalhado: "Não aceitamos o apagão de 6 anos, 6 meses e 23 dias, que o Governo que impor".

Sobre as dificuldades apontadas no ensino superior, lembrou que as camas anunciadas para os estudantes "não saem do papel" e que os alunos "não precisam de anúncios, precisam de soluções".

Na sua intervenção final, também apontou o dedo ao PSD, a quem acusou de "ter muita lata" e de "hoje hipocritamente falar da falta de professores", quando "convidou os professores a emigrar" ou por ter aumentado "o número de alunos por turma".

Leia Também: Governo reforça apoios ao alojamento de bolseiros deslocados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório