Meteorologia

  • 25 JULHO 2024
Tempo
27º
MIN 19º MÁX 27º

Marinha terá "dois vigilantes especiais": a cadela Misha e o robô Bobby

A cadela Misha e o robô Bobby irão constituir a primeira equipa mista - que junta "seres de carbono e seres de silício" - deste ramo das Forças Armadas.

Marinha terá "dois vigilantes especiais": a cadela Misha e o robô Bobby
Notícias ao Minuto

10:54 - 19/09/23 por Notícias ao Minuto

País Marinha Portuguesa

A Marinha Portuguesa contará com "dois vigilantes especiais" durante o exercício REPMUS 2023, que decorrerá no Centro de Experimentação Operacional da Marinha (CEOM). A cadela Misha e o robô Bobby irão constituir a primeira equipa mista deste ramo das Forças Armadas.

A equipa - que junta "seres de carbono e seres de silício" - vai participar da 13.ª edição do REPMUS, "que é organizado pela Marinha Portuguesa e tem como co-organizadores a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), o NATO Centre for Maritime Research and Experimentation (CMRE) e a NATO Maritime Unmanned Systems Initiative (NATO MUSI)".

Segundo um comunicado da Marinha, o exercício, que decorre na Zona Livre Tecnológica Infante D. Henrique, é o "maior dedicado à experimentação robótica e de veículos não-tripulados do mundo".

A edição deste ano conta com militares e civis de mais de 25 países, que estão "unidos pela inovação tecnológica e pela vontade de construir o futuro", além de "mais de 40 entidades científicas e tecnológicas, desde empresas até à academia, num total de mais de 1.400 pessoas".

O evento termina na próxima sexta-feira, 22 de setembro.​

Leia Também: Condutor de tuk tuk apresenta queixa contra polícia após discussão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório