Meteorologia

  • 05 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 16º

Quer visitar o NRP Mondego? Poderá fazê-lo no Porto de Leixões

O navio esteve no centro de uma polémica em março, após 13 militares da Marinha se terem recusado a embarcar numa missão, alegando falta de condições de segurança.

Quer visitar o NRP Mondego? Poderá fazê-lo no Porto de Leixões
Notícias ao Minuto

15:38 - 15/09/23 por Notícias ao Minuto

País Marinha Portuguesa

O NRP (Navio da República Portuguesa) 'Mondego', da Marinha Portuguesa, estará aberto a visitas durante o próximo domingo, dia 17 de setembro, no Porto de Leixões, em Matosinhos.

Segundo a Marinha, a iniciativa decorre no âmbito das comemorações anuais do Dia do Porto de Leixões e a entrada será gratuita.

​​​O horário de visitas é das 10h00 às 12h00 e das 13h00 às 19h00.

O NRP Mondego é o terceiro navio da classe Tejo e foi aumentado ao efetivo dos navios da Marinha Portuguesa a 5 de maio de 2016, indica a Marinha Portuguesa no seu site.

O navio (ex-HDMS GLENTEN - P557​) "esteve ao serviço da Marinha Real Dinamarquesa entre fevereiro de 1992 e outubro de 2010, tendo sido posteriormente vendido a Portugal em outubro de 2014 e rebatizado com o nome de NRP Mondego (P592)", lê-se.

Esteve no centro de uma polémica em março, após 13 militares da Marinha se terem recusado a embarcar numa missão, alegando falta de condições de segurança.

Os militares falharam uma missão de acompanhamento de um navio russo a norte da ilha de Porto Santo, no arquipélago da Madeira e o episódio levou a Armada a realizar uma inspeção NRP Mondego, que concluiu que a missão "era realizável em segurança", e a avançar com processos disciplinares aos militares.

Leia Também: Marinha Portuguesa faz acompanhamento de navio russo em águas nacionais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório