Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 16º

Portugueses lá fora podem aceder a serviços consulares por videochamada

Ferramenta entra em funcionamento esta sexta-feira.

Portugueses lá fora podem aceder a serviços consulares por videochamada
Notícias ao Minuto

11:58 - 15/09/23 por Notícias ao Minuto

País Emigrantes

A partir desta sexta-feira, o Centro de Atendimento Consular (CAC) passa a disponibilizar um novo serviço. Trata-se do atendimento através de videochamada.

Esta nova opção visa ser mais um apoio no acompanhamento e esclarecimento de dúvidas, bem como na realização online de vários serviços públicos disponíveis no portal ePortugal, especialmente relevante para os cidadãos nacionais que residam no estrangeiro.

"A assistência por videochamada vem complementar o já existente atendimento por telefone e email, facilitando o contacto de quem se encontra a viver fora do país e com maior dificuldade de contacto presencial com os serviços", pode ler-se num comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Para aceder a esta opção é necessário preencher um formulário disponibilizado no Portal das Comunidades Portuguesas, na área informativa sobre os Centro de Atendimento Consular.

Através desta videochamada, os interessados podem renovar o Cartão de Cidadão; alterar ou confirmar a morada do Cartão de Cidadã; ativar a Chave Móvel Digital, alterar os dados associados à mesma e ativar a assinatura digital; pedir o registo criminal português de pessoas singulares; renovar a carta de condução: consultar o histórico de contraordenações rodoviárias em Portugal ou consultar os pontos da carta de condução portuguesa.

O CAC abrange, neste momento, onze países - Espanha, Reino Unido, Irlanda, Bélgica, Luxemburgo, Países Baixos, França, Itália (incluindo os países da área de jurisdição da Secção Consular da Embaixada de Portugal em Roma: Malta, San Marino e Albânia). Criado em 2018, o CAC assegura o contacto mais ágil entre a administração pública e a comunidade portuguesa radicada.

Leia Também: Emprego cresce na zona euro. Portugal teve 2.ª maior subida trimestral

Recomendados para si

;
Campo obrigatório