Meteorologia

  • 15 JULHO 2024
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 26º

Fim de semana de chuva! A partir da meia-noite, país sob aviso amarelo

Temperaturas vão baixar e a chuva não vai dar tréguas.

Fim de semana de chuva! A partir da meia-noite, país sob aviso amarelo
Notícias ao Minuto

09:09 - 15/09/23 por Notícias ao Minuto

País IPMA

A partir da meia-noite, todo o país ficará sob aviso amarelo, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O alerta será ativado em Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal logo a partir das primeiras horas de sábado e prolongam-se até às 9h da manhã.

Em Beja, Braga, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Portalegre, Porto, Santarém, Viana do Castelo e Viseu o alerta entra em vigor pelas 3h da manhã, prolongando-se até ao final da tarde de sábado. 

Bragança e Vila Real, que sentirão uma maior precipitação já durante esta tarde, voltarão o som da chuva com maior intensidade só pelas 9h de amanhã.

A previsão de chuva é para o dia todo, sendo que no período em que é ativado o alerta prevê-se aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada

Também nas ilhas, à excepção do Porto Santo, se registará um aumento da precipitação, que coloca os dois arquipélagos sob o mesmo aviso.

Chuva e descida de temperaturas

O fim de semana será, assim, de chuva, que se manterá em todos os distritos do país durante sábado e domingo. Apenas Beja, no domingo, terá descanso dos aguaceiros, prevendo-se contudo tempo nublado para a região.

Registar-se-á também uma descida das temperaturas, com as temperaturas máximas a chegarem, no sábado, apenas aos 25ºC em Aveiro Santarém e Setúbal. Já a temperatura mínimo baterá nos 12ºC na Guarda e em Vila Real. No domingo, Évora será o distrito mais quente, com 25ºC, enquanto na Guarda se registará a temperatura mínima mais baixa, com 11ºC.

A mudança de tempo está relacionada com uma nova depressão, vinda de Noroeste, que se aproxima de Portugal Continental e vai substituir a massa de ar quente que, nos últimos dias, aqueceu o país.

Leia Também: Atenção! Aguaceiros e trovoadas colocam cinco distritos sob aviso amarelo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório