Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 22º

No regresso às aulas, todos os cuidados são poucos. Os conselhos do INEM

Também o Serviço Nacional de Saúde deixou um alerta para o peso das mochilas, que não devem exceder mais do que 10% do peso das crianças.

No regresso às aulas, todos os cuidados são poucos. Os conselhos do INEM
Notícias ao Minuto

19:43 - 14/09/23 por Notícias ao Minuto

País Aulas

Esta semana fica marcada pelo regresso de 1,3 milhões de alunos às aulas, do 1.º ao 12.º ano de escolaridade e por todo o país.

Com o regresso à 'rotina', nunca é demais lembrar alguns cuidados a ter, nomeadamente, em termos de saúde.

Por isso, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) deixou uma série de conselhos para os pais, por forma a cuidarem da saúde - que é também fundamental para o sucesso escolar.

"O regresso às aulas é sempre um momento importante na vida das crianças, dos jovens e das suas famílias. O entusiasmo em torno do início de um novo ano letivo, de conhecer novos colegas e professores, pode levar a que se cometam algumas desatenções que coloquem em causa a segurança dos mais novos", começam por referir os responsáveis no site.

E que conselhos deixa o INEM?

  • "No transporte para os estabelecimentos de ensino use sempre cinto de segurança e/ou uma cadeirinha adequada à idade, peso e tamanho das crianças;
  • As crianças devem sair e entrar da viatura sempre do lado do passeio;
  • A escola deve ser informada sobre eventuais doenças, alergias ou medicação que as crianças estejam a tomar;
  • Certifique-se que a escola tem procedimentos definidos para casos de acidente e/ou em que seja necessária evacuação. Esses procedimentos vão permitir agilizar as situações de emergência, bem como facilitar o trabalho das equipas de socorro;
  • Atenção às réguas, esquadros e outros equipamentos, pois têm arestas cortantes, podendo ferir com gravidade;
  • A roupa não deve ter cordões fixos na zona do pescoço, cintura e bainhas: estas podem ficar presas em equipamentos ou veículos em movimento e causar lesões graves".

Já o Serviço Nacional de Saúde também deixou alguns conselhos para cuidar da saúde, nomeadamente, em relação ao peso das mochilas.

"Na semana do regresso às aulas, tenha atenção ao peso das mochilas dos mais pequenos. Sabia que não devem ter mais do que 10% do peso do corpo? Se uma criança pesar 30 quilos, a sua mochila não deve ultrapassar os 3 quilos", escrevem os responsáveis numa publicação partilhada na rede social X (antigo Twitter).

Veja o vídeo explicativo abaixo:

Leia Também: O regresso às aulas causa muita ansiedade? O que devem fazer os pais?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório