Procurar

As imagens de Marcelo no Canadá. "Chegámos aqui há séculos"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve com a comunidade portuguesa em Montreal, no Canadá, naquele que foi o 1.º dia de cinco dias de visita ao país.

As imagens de Marcelo no Canadá. "Chegámos aqui há séculos" As imagens de Marcelo no Canadá. "Chegámos aqui há séculos"
Anterior Seguinte
Galeria

11 Fotos

© @Rui Ochoa/ Presidência da República

Notícias ao Minuto
14/09/2023 18:02 ‧ há 2 anos por Notícias ao Minuto

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa iniciou na quarta-feira uma visita de cinco dias ao Canadá, e logo no 1.º dia encontrou-se com a comunidade portuguesa em Montreal.

As celebrações dos 70 anos de emigração contemporânea portuguesa para o Canadá "começaram pelo encontro do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa com os compatriotas de Montreal, numa receção oferecida à comunidade portuguesa residente naquela cidade", lê-se na nota publicada na página da Presidência.

"No final da sua intervenção, o Presidente da República agraciou David Manuel Laranjo Pereira, Cavaleiro da Ordem de Camões", remata-se.

Na mesma nota, é também deixado o discurso de Marcelo no local. 

Durante a intervenção, Marcelo assinalou que um Presidente da República Portuguesa não fazia uma viagem até ao Canadá há 22 anos. "Foi o inesquecível e sempre recordado presidente Jorge Sampaio que aqui esteve em 31 de maio de 2021", recordou, pedindo uma salva de palmas aos presentes.

"Chegámos aqui há séculos. Tocámos o Canadá há séculos. Mas chegámos e isso é celebrado nos 70 anos contados a partir de 1953 quando desembarcámos na História portuguesa recente em Halifax", sublinhou, falando sobre a presença portuguesa no país.

Ouça o restante discurso abaixo e veja as imagens do encontro em Montreal na galeria acima.

A comitiva do Presidente da República nesta visita inclui também o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, e os deputados João Azevedo e Castro, do PS, Francisco Pimentel, do PSD, Diogo Pacheco de Amorim, do Chega, Rodrigo Saraiva, líder parlamentar da Iniciativa Liberal, Bruno Dias, do PCP, e José Soeiro, do Bloco de Esquerda.

Leia Também: Visita de Marcelo Rebelo de Sousa ao Canadá prossegue hoje em Montreal

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10