O primeiro-ministro aproveitou uma visita ao Porto dedicada ao Ensino Superior para vincar o crescimento do número de alunos nas universidades e politécnicos, assim como o investimento do Governo na ciência e na investigação.
Através da rede social Twitter (agora X), António Costa desejou "as maiores felicidades" aos novos estudantes no Ensino Superior, vincando que "é importante que terminem os seus cursos e que consigam realizar as suas ambições em Portugal".
Costa esteve, esta quarta-feira, no centro do Porto, onde participou na receção aos novos alunos da Universidade do Porto, e esteve de seguida na inauguração da Residência Universitária Ventura Terra, na Viela da Carvalhosa, perto da Igreja de Cedofeita.
A aposta no conhecimento é fundamental para melhorar a vida das sociedades. O #investimento na #ciência tem sido uma realidade no nosso país. Continuaremos a trabalhar para melhorar a vida dos nossos #estudantes do ensino superior. pic.twitter.com/FjzDZegwBv
— António Costa (@antoniocostapm) September 13, 2023
Além de salientar o aumento do número de estudantes no Ensino Superior, um número que tem vindo a aumentar consistentemente, o primeiro-ministro exaltou também o investimento na ciência e investigação no país, prometendo que o Governo continuará "a trabalhar para melhorar a vida dos nossos estudantes do Ensino Superior".
António Costa falou ainda do aumento das rendas e do caso específico das dificuldades de arrendamento dos estudantes, admitindo que os preços elevados são "a maior barreira" que os alunos enfrentam.
Leia Também: Costa diz que conhecimento e ensino vão "continuar a transformar" o país