Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Universidade de Évora lança plano para incentivar participação estudantil

Os alunos da Universidade de Évora (UÉ) que exerçam cargos nos órgãos da academia vão passar a ver reconhecidas essas funções no suplemento ao diploma para incentivar a participação estudantil, revelou hoje a reitora da instituição.

Universidade de Évora lança plano para incentivar participação estudantil
Notícias ao Minuto

19:48 - 11/09/23 por Lusa

País Universidade de Évora

Esta é uma das medidas previstas pelo Plano Integral de Participação Estudantil da UÉ (PIPE-UÉ), que vai ser apresentado, na terça-feira, durante a sessão de abertura do novo ano letivo e receção aos alunos da academia alentejana.

"O plano prevê um conjunto de medidas que visa, sobretudo, incentivar a participação dos estudantes na vida e na cidadania em diferentes aspetos", indicou à agência Lusa a reitora da UÉ, Hermínia Vasconcelos Vilar.

Segundo a responsável, a elaboração do PIPE-UÉ assentou em quatro dimensões de participação: governo e gestão, académica e de qualidade, social, cultural e desportiva e igualdade e inclusão.

As medidas que integram o plano, salientou, "visam incentivar e consolidar esta participação, procurando chamar cada vez mais as novas gerações a esta participação nos órgãos, na vida cidadã e na cultura".

"No fundo, é dar enquadramento às novas gerações e uma componente muito importante na formação, que é a formação cidadã e a formação que visa a participação social e política dos jovens nas várias vertentes na vida em sociedade", frisou.

Hermínia Vasconcelos Vilar adiantou que, entre as medidas previstas, está a criação de estruturas que monitorizem esta participação e o reconhecimento no suplemento ao diploma de todos os cargos exercidos pelo estudante nos órgãos da academia.

A realização de ações e campanhas de sensibilização para a importância da participação estudantil e de sessões de esclarecimento sobre as funções inerentes a cada cargo e os atos eleitorais são outras das iniciativas.

O PIPE-UÉ foi elaborado no âmbito do projeto STUPS (Student Participation Without Border (Participação Estudantil Sem Fronteiras, em português), integrado no programa Eramus+, que juntou outras universidades e instituições europeias.

De acordo com a UÉ, a apresentação do plano inclui o relato por parte de estudantes que se envolvem nas atividades da instituição e da comunidade, desde a representação em órgãos consultivos à participação social, cultural e desportiva.

Leia Também: Universidade de Évora preenche 95% das vagas na 1.ª fase do CNA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório