Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Milhares de peixes mortos estão a aparecer em ribeira no Crato

Milhares de peixes e outros animais estão a aparecer mortos numa ribeira que passa junto à vila do Crato, denunciou hoje um clube de caçadores e pescadores do concelho, no distrito de Portalegre.

Notícias ao Minuto

12:44 - 07/09/23 por Lusa

País Natureza

Numa nota publicada na sua página na rede social Facebook, acompanhada de vídeos e fotos, os responsáveis do Clube Amadores de Caça e Pesca Desportiva do Crato referem que as descargas poluentes na ribeira de Seda "são uma constante há vários anos".

Segundo o clube, a origem de algumas descargas está identificada, mas nada é feito para colocar um ponto final na situação. Por isso, diz, é hora de a população se unir e "dizer basta".

"Aquilo que presenciámos aqui hoje é uma catástrofe ambiental e que nos próximos dias irá piorar bastante. Todas as espécies que ainda lutam pela sobrevivência irão morrer", lê-se na publicação.

Contactado pela agência Lusa, o presidente da Câmara do Crato, Joaquim Diogo, manifestou-se preocupado com a situação, indicando que o município já apresentou uma queixa ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR -- já presente no local - e uma denúncia à Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

"É uma situação recorrente. Nós temos feito queixas, há menos de seis meses houve uma vistoria à indústria, que teve uma conclusão. Eles [indústria] cumprem com quase todos os requisitos para poder laborar - houve ali algumas coisas que foram notadas, alguns melhoramentos, algumas situações específicas que eles têm de introduzir, mas nada de substancial", relatou.

O autarca sublinhou que tem seguido a situação com "muita preocupação", lamentando não se conseguir imputar até esta altura responsabilidades, já que a ribeira aparece poluída periodicamente.

"Isto não pode continuar assim, é demais. Não pode, nós não podemos aceitar. Nós temos de chegar a uma conclusão de onde vem [a poluição] rapidamente e tem de haver mão forte com quem faz este tipo de derrames para dentro da ribeira", acrescentou.

Contactado também pela agência Lusa, o dirigente da associação ambientalista Quercus José Janela manifestou-se preocupado com o problema e reivindicou uma "investigação com caráter de urgência" a este caso.

"A Quercus vai averiguar melhor este caso no terreno, mas exigimos que a situação seja investigada com urgência", disse.

Leia Também: Identificados 17 menores por consumo de álcool no Festival do Crato

Recomendados para si

;
Campo obrigatório