Meteorologia

  • 22 JULHO 2024
Tempo
32º
MIN 18º MÁX 37º

Liga diz que bombeiros estão sem reembolso dos combustíveis desde janeiro

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) indicou hoje que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) está desde janeiro sem pagar às corporações de bombeiros as despesas referentes aos combustíveis.

Liga diz que bombeiros estão sem reembolso dos combustíveis desde janeiro
Notícias ao Minuto

19:12 - 06/09/23 por Lusa

País LPB

O presidente da LBP, António Nunes, disse à Lusa que a última vez que a ANEPC reembolsou as associações humanitárias de bombeiros voluntários com as despesas dos combustíveis foi em janeiro, desconhecendo as razões para o atraso deste pagamento, previsto na diretiva financeira.

António Nunes explicou que o pagamento dos combustíveis é feito de acordo com o que está estipulado na diretiva financeira e diz respeito aos gastos nas deslocações para incêndios, acidentes rodoviários e abastecimento de água.

A diretiva financeira, aprovada anualmente pelo Governo, estabelece a comparticipação do Estado às despesas resultantes das intervenções dos corpos de bombeiros nos diferentes dispositivos operacionais da proteção civil.

No caso dos combustíveis, a diretiva financeira estabelece que as corporações de bombeiros sejam ressarcidas, sendo feita uma média mensal dos gastos por hora e viatura.

Além das despesas correntes, há ainda as extraordinárias realizadas no âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR).

A agência Lusa pediu à ANEPC esclarecimentos sobre a falta de pagamento dos combustíveis aos bombeiros, mas até ao momento não obteve qualquer resposta.

Leia Também: Ambulância de corpo de bombeiros em Caminha furtada em frente ao quartel

Recomendados para si

;
Campo obrigatório