Radares? "Objetivo não é castigar nem aumentar receitas com multas"
Patrícia Gaspar afirma que os radares já provaram que ajudaram a diminuir a sinistralidade rodoviária.
© Getty Images
País Patrícia Gaspar
A Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, marcou presença no lançamento da Campanha de Segurança Rodoviária 'Os radares salvam vidas', onde afirmou que o objetivo dos radares "não é castigar os condutores nem aumentar receitas com multas".
"O objetivo é dissuadir comportamentos de risco", salientou.
Segundo a mesma, "nos locais onde nos últimos sete anos têm estado a funcionar [radares], reduzimos em 74% o número de vítimas". Isto, defende, é "um sinal inequívoco de que os radares dão um contributo para diminuir a sinistralidade" e que os radares "salvam vidas".
Recorde-se que a partir de setembro novos radares do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) vão estar em funcionamento.
"Temos 15 dias até os radares estarem a funcionar, a ideia de lançarmos a campanha com duas semanas de antecedência é para saber que os condutores estão informados", afirmou Patrícia Gaspar, considerando que "se conseguirmos por essa via que se reduza a velocidade, acho que já será aposta ganha".
Os novos radares de velocidade média vão começar a atuar já a partir do dia 1 de setembro, segundo adianta o Jornal de Notícias, esta quarta-feira. O Sistema Nacional de Controlo de Velocidade vai adicionar 12 radares deste tipo, que estarão espalhados por várias estradas do país. Veja aqui onde estarão os novos radares.
A campanha 'Os radares salvam vidas', decorre entre hoje e 29 de agosto.
Leia Também: Atenção. Este é o dia em que os radares de velocidade média ficam ativos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com