Numa altura em que vários concelhos de Portugal se encontram em perigo máximo de incêndio, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) divulgou - em vídeo - uma série de conselhos de como agir caso fique rodeado pelas chamas.
Segundo o comandante nacional da Proteção Civil, André Fernandes, caso fique confinado numa habitação devido a um incêndio, é essencial "manter a calma".
Deverá ainda "fechar portas, janelas e outras aberturas" e colocar "toalhas molhadas nas frestas das portas e janelas".
Posteriormente, deverá "procurar abrigo nas divisões opostas ao incêndio" e "comunicar a sua situação às autoridades", através do 112.
Já de acordo com o Bombeiro Sapador Florestal, Fernando Roseiro, para proteger a sua habitação deverá "manter uma faixa de proteção de 50 metros à volta da sua casa" e não colocar "depósitos de lenha junto às edificações".
Deverá ainda "efetuar a limpeza dos telhados" e "colocar redes nas chaminés".
Sublinhe-se que, desde o início do ano, as 5.992 ocorrências de fogo já afetaram 27.539 hectares de espaços rurais.
Ainda esta segunda-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) revelou que mais de 80 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança apresentavam um perigo máximo de incêndio rural.
Leia Também: Incêndio em restaurante em Monção causa três feridos, um em estado grave