Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Colombiana perde as duas pernas após contrair infeção em Portugal

Luz Marina foi levada de urgência para o Hospital da Luz, onde foi diagnosticada com um choque tóxico devido à bactéria ‘Streptococcus pyogenes'.

Colombiana perde as duas pernas após contrair infeção em Portugal
Notícias ao Minuto

19:42 - 14/08/23 por Notícias ao Minuto

País Infeção

Uma mulher, de nacionalidade colombiana, teve as duas pernas amputadas após contrair a bactéria 'Streptococcus pyogenes' em Portugal. Aquela que deveria ser uma "viagem de sonho"  ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima tornou-se um "verdadeiro pesadelo" para a família, que agora pede ajuda para os tratamentos. 

Segundo revelou a família, nas redes sociais, Luz Marina Contreras, de 63 anos, chegou a Portugal no dia 27 de junho, com a intenção de visitar Fátima dois dias depois, a 29 de junho.

No entanto, começou a sentir uma "febre que subia drasticamente". Luz Marina foi levada de urgência para o Hospital da Luz, onde foi diagnosticada com um choque tóxico devido à bactéria ‘Streptococcus pyogenes'.

"Estou no hospital, viemos aqui para visitar a Virgem de Fátima e infelizmente adoeci no dia anterior com febre alta. As minhas mãos e os meus pés estão imobilizados", contou a própria, num vídeo gravado pelos filhos.

A filha, Lina, contou que a mãe "teve uma falência multiorgânica dos rins, fígado, pulmões e coração", tendo sido colocada em coma induzido durante seis dias e depois encaminhada para o Hospital de Santa Maria.

Luz foi melhorando, mas "apesar de os médicos terem feito o impossível", teve de ser submetida à amputação dos dois membros inferiores devido a uma necrose.

"Os cirurgiões tomaram a decisão de amputar, dado que os tecidos não são viáveis. Começarão pelos membros inferiores e a operação será efetuada nos próximos dias", contou Lina, numa publicação no Instagram, no passado dia 8 de agosto.

Agora, a família fundou uma angariação de fundos na plataforma Go Fund Me, onde explicou que "o seguro médico para a viagem é de 35 mil euros" e durante "as primeiras 24 horas tão críticas gastaram-se quase 23 mil euros".

"Somos a família Carrascal Contreras. Gostaríamos de pedir a vossa ajuda em nome da nossa querida esposa, mãe, parente e amiga Luz Marina Contreras. Somos uma família colombiana da cidade de Barrancabermeja que vive em Villavicencio há 22 anos e, nestas férias, enquanto realizávamos o nosso sonho de viajar juntos para a Europa, começou este pesadelo que estamos a viver. Estar num país onde não conhecemos ninguém com um familiar na UCI", explicou.

Na plataforma são pedidos 100 mil euros, dos quais já foi possível angariar cerca de oito mil.

Sublinhe-se que, segundo a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, a 'Streptococcus pyogenes' é uma "bactéria patogénica altamente infeciosa e frequentemente responsável por faringites".

"Esta espécie também pode provocar doenças mais graves como a escarlatina e a febre reumática. Embora não seja um problema usual para o sector alimentar, o seu reservatório natural é o Homem e assim, a sua transmissão aos alimentos através de um hospedeiro infectado pode ocorrer", explica a ASAE no seu site.

Leia Também: Italiano morre após participar na JMJ em Lisboa. Jovem contraiu infeção

Recomendados para si

;
Campo obrigatório