Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Quase meio milhão de casas têm pouco espaço para quem lá vive

Existem cerca de 450 mil casas sobrelotadas, onde o espaço é insuficiente para o número de pessoas que lá vive, sendo que a cem mil das quais faltam mesmo duas ou mais divisões, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística que constam do último Censos de 2011, escreve o Diário de Notícias.

Quase meio milhão de casas têm pouco espaço para quem lá vive
Notícias ao Minuto

14:26 - 26/11/12 por Notícias Ao Minuto

País Censos

Quase meio milhão de casas, em Portugal, não tem espaço suficiente para as pessoas que lá vivem. Os dados são do Censos de 2011, e apesar de revelarem um número tão significativo, cerca de 11% do total de habitações, também demonstram que este tem diminuído nas últimas décadas.

No entanto, a descida pode não corresponder à realidade, pois há cada vez mais pessoas que voltam para casa dos pais, por não conseguirem pagar a renda ou a prestação bancária.

E se antes o fenómeno atingia a as habitações sociais, actualmente é a classe média a mais afectada. "Se antes havia casas sobrelotadas nos bairros sociais, agora o fenómeno verifica-se na classe média", acrescentou Ana Martins, directora de Acção Social da AMI, citada pelo DN.

No Censos considerou-se que uma casa adequada deve ter uma sala de estar, um quarto por cada casal, um quarto por cada duas crianças até aos sete anos e um quarto por cada pessoa solteira de sexo diferente a partir dos sete anos, referiu ainda o Diário de Notícias.

Se por um lado existem 450 mil casas sobrelotadas, por outro lado, há 2,5 milhões de casas que estão desaproveitadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório