Meteorologia

  • 23 JULHO 2024
Tempo
25º
MIN 23º MÁX 38º

Três operacionais feridos (e seis assistidos) em incêndio em Odemira

Fogo está a ser combatido por mais de 600 operacionais.

Três operacionais feridos (e seis assistidos) em incêndio em Odemira
Notícias ao Minuto

12:42 - 07/08/23 por Notícias ao Minuto

País Odemira

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) revelou, esta segunda-feira, que há registo de três feridos devido ao incêndio que lavra em Baiona, Odemira.

Durante um ponto de situação, o Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil, José Ribeiro, indicou que, até ao momento, há a registar "seis assistidos e três feridos leves, todos eles ao nível dos operacionais".

Contudo, o responsável ressalvou que são "situações que não inspiram cuidado".

Interrogado sobre os relatos de que há animais que foram deixados para trás, o Comandante José Ribeiro disse que não tinha informação "com pormenor", adiantando apenas que ontem, "num ponto do incêndio", "um conjunto de cavalos foram libertados" e terão sido encaminhados, remetendo mais esclarecimentos para a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Já sobre se o incêndio já passou a fronteira para o Algarve, o responsável esclareceu: "O incêndio, ao longo da noite de ontem, por várias vezes, atravessou a fronteira para o Algarve - algo perfeitamente comum neste tipo de situações", disse, acrescentando que, neste momento, há equipas naquela linha de combate, uma vez que há "algumas linhas de fogo ativas".

O Comandante aproveitou ainda para reiterar os apelos para as pessoas "estarem atentas às recomendações das autoridades".

Sobre o combate ao fogo, os "próximos passos" são continuar com o apoio dos meios aéreos a "fazer um conjunto de descargas" que ajudem "a baixar a temperatura do incêndio", além do "combate indireto", através dos flancos, com a utilização das maquinas de rasto.

Pelas 12h35 estavam no combate às chamas 633 operacionais, apoiados por 206 viaturas terrestres e 10 meios aéreos.

Recorde-se que o incêndio, que deflagrou na zona de Baiona, na freguesia de São Teotónio, a meio da tarde de sábado, já obrigou a evacuar quatro locais no concelho de Odemira (Vale dos Alhos, Vale de Água, Choça dos Vales e Relva Grande) e uma unidade de turismo rural, num total de mais de 100 pessoas retiradas.

Leia Também: Jovem levado para hospital após "dificuldades" na sequência de mergulho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório