Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

Mancha de poluição na barragem de Pragana após amaragem de avião

Uma mancha de poluição foi identificada hoje de manhã na barragem de Pragana, em Castelo Branco, após a amaragem de um avião de combate a incêndios, na sexta-feira, provocando um derrame de combustível, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Mancha de poluição na barragem de Pragana após amaragem de avião
Notícias ao Minuto

19:16 - 05/08/23 por Lusa

País Incêndios

"A mancha de poluição foi contida com recurso a material de contenção e recolha, nomeadamente barreiras absorventes, que ficarão instaladas, a flutuar e fundeadas, até à operação de remoção da aeronave pelos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco", referiu a AMN, em comunicado.

De acordo com a Autoridade Marítima, o alerta foi recebido pelas 21:00 de sexta-feira, através do Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco, tendo sido ativados para o local quatro elementos da Direção de Combate à Poluição do Mar (DCPM), bem como um técnico da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e elementos dos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco e dos Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim.

Na sequência do alerta foi identificada esta manhã "uma mancha de poluição" na barragem de Pragana, no concelho e distrito de Castelo Branco, indicou a AMN, explicando que a situação foi "causada por um avião de combate a incêndio que amarou na barragem, resultando um derrame de combustível (fuel oil) para a água".

Os procedimentos de natureza técnica relativos à vigilância e ao combate à poluição do mar são da responsabilidade da DCPM, entidade que, a nível nacional, tem ainda de coordenar e dirigir operações de combate à poluição do mar, adiantou a Autoridade Marítima.

Na sexta-feira, a amaragem, na barragem de Pragana, de um avião, que participava no combate ao incêndio que lavrava em Santo André das Tojeiras, no concelho de Castelo Branco, apenas provocou danos materiais, tendo o piloto saído ileso, informou a Proteção Civil.

A barragem de Pracana está implantada sobre o rio Ocreza na foz da ribeira da Pracana neste rio, localizando-se entre os municípios de Mação (distrito de Santarém) e de Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco.

O incêndio deflagrou pelas 15:00 de sexta-feira numa zona de floresta próximo da aldeia de Carrascal, Santo André das Tojeiras, no concelho de Castelo Branco, e continua hoje a lavrar, tendo chegado a Proença-a-Nova, no mesmo distrito, com o vento e as características do terreno a condicionar o combate ao fogo.

Pelas 18:40 de hoje participavam no combate a este incêndio 1.170 operacionais, apoiados de 405 meios terrestres e 10 meios aéreos.

Leia Também: Incêndios: Parque de campismo "evacuado por precaução" em Odemira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório