Governo garante que meios estão prontos para mobilização em Fátima

José Luís Carneiro deixou claro que a Jornada Mundial da Juventude não está a impactar o combate aos incêndios rurais.

Notícia

© Horacio Villalobos/Corbis via Getty Images

Hélio Carvalho
05/08/2023 08:44 ‧ 05/08/2023 por Hélio Carvalho

País

Jornada Mundial da Juventude

À espera do Papa em Fátima, o ministro da Administração Interna reafirmou este sábado que as forças de Proteção Civil estão prontas para lidar com a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e com os incêndios em simultâneo, apelando ainda a que a população tenha um especial cuidado nos próximos dias de calor intenso.

José Luís Carneiro, que na sexta-feira fez um balanço positivo, reiterou que as operações pelas forças de autoridade têm corrido bem, tanto em Lisboa, como em Fátima, onde são esperados este sábado cerca de 500 mil peregrinos.

"Até agora não houve nenhum incidente digno de registo. Temos 2.000 guardas da Guarda Nacional Republicana e 500 elementos da Proteção Civil. Todos estão mobilizados para garantir que decorra com segurança a deslocação de Sua Santidade ao santuário", afirmou.

Para o ministro, a resposta aos incêndios não tem sido afetada pelo esforço em garantir a segurança na JMJ, pois procurou-se ter "desde o início de planeamento meios humanos, materiais e técnicos afetos à JMJ, e um dispositivo especial de combate aos incêndios rurais para o país, garantindo que cada um destes dispositivos se possa complementar e nunca enfraquecer". "Todos os meios estão disponíveis e mobilizados", disse.

Sobre o calor intenso que se espera no fim de semana, com vários distritos (incluindo Lisboa) em aviso vermelho até às 18 horas de domingo e temperaturas previstas entre 39 e 41 graus, José Luís Carneiro recordou que o calor potencia os incêndios e, por isso, pediu cautela.

"Por vezes um descuido, uma corisca de um cigarro, um pequeno fogo que se fez porque alguém decidiu acampar, enfim, há um conjunto de cuidados que é necessário ter", explicou, mencionando também a "muita mobilidade urbana" decorrente da JMJ.

Na sexta-feira, os meios de combate aos incêndios foram reforçados e o ministro acrescentou que "o dispositivo que está afeto à JMJ mantém-se o dispositivo previsto: sendo necessário reforçá-lo, será reforçado com base na adequação dos meios e das necessidades, porque, como sempre foi dito, temos dois dispositivos autónomos que se complementam e se reforçam em função das necessidades".

[Notícia atualizada às 08h28]

Leia Também: Doze distritos em aviso laranja por causa do calor no fim de semana

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas