Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 21º

Onze jornalistas portugueses entre os que acompanham os dois voos do Papa

Onze jornalistas portugueses estão entre os 78 destes profissionais que acompanham o Papa Francisco nos dois voos a realizar no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa, na quarta-feira e no domingo, este o de regresso ao Vaticano.

Onze jornalistas portugueses entre os que acompanham os dois voos do Papa
Notícias ao Minuto

13:32 - 01/08/23 por Lusa

País JMJ

A grande maioria dos jornalistas tem acreditação permanente junto da Santa Sé, incluindo os jornalistas dos media portugueses agência Ecclesia e Rádio Renascença, de acordo com o programa hoje entregue aos jornalistas que vão integrar os voos.

Nos voos Roma-Lisboa e Lisboa-Roma seguem também outros jornalistas da RTP, TVI, SIC, CMTV, Expresso, Observador e agência Lusa.

A bordo vão os cardeais Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, organismo do Vaticano que organiza a JMJ com um comité local, e o português Tolentino Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação.

O prefeito do Dicastério para os Bispos, Robert Francis Prevost, o arcebispo venezuelano Peña Parra e o arcebispo inglês Paul Gallagher integram, igualmente, o séquito papal.

A viagem, com partida do Aeroporto Internacional de Fiumicino, Roma, está prevista para as 07:50 (menos uma hora em Lisboa) de quarta-feira, com chegada ao Aeródromo de Trânsito n.º 1, em Figo Maduro, Lisboa, programada para as 10:00. O voo é assegurado pela ITA Airways.

No regresso a Roma, no domingo, é a transportadora portuguesa TAP que assegura o transporte de Francisco e da sua comitiva.

Este voo sai do aeródromo em Figo Maduro às 18:15, estando a chegada ao Aeroporto de Fiumicino prevista para as 22:15 locais.

A JMJ em Lisboa é a quarta a que preside o Papa Francisco, depois do Rio de Janeiro (Brasil) em 2013, Cracóvia (Polónia) em 2016 e Cidade do Panamá (Panamá), em 2019.

Esta é a 42.ª viagem apostólica de Francisco, de 86 anos, fora de Itália. A primeira foi precisamente a uma JMJ, no Rio de Janeiro.

A JMJ, que hoje começou na capital portuguesa, é considerado o maior evento da Igreja Católica.

Segundo o sítio na Internet da JMJ Lisboa (lisboa2023.org), este é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa e, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil.

"Acontece todos os anos a nível diocesano, até agora por altura do Domingo de Ramos e a partir de 2021 no Domingo de Cristo Rei. A cada dois, três ou quatro anos ocorre como um encontro internacional, numa cidade escolhida pelo Papa, sempre com a sua presença".

Esta iniciativa foi criada pelo papa João Paulo II (1920-2005) em 1985 (Ano Internacional da Juventude) e a primeira JMJ ocorreu no ano seguinte em Roma, Itália, numa celebração diocesana.

Já o primeiro encontro internacional realizou-se em Buenos Aires, Argentina, em 1987, terra natal do Papa Francisco.

Leia Também: JMJ. Peregrina francesa de 62 anos sofre acidente e é hospitalizada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório