Carta Educativa de Vendas Novas prevê nova escola e ampliação de quatro

A construção de uma nova escola de 1.º ciclo e a ampliação de quatro estabelecimentos já existentes estão previstas na Carta Educativa de Vendas Novas, no distrito de Évora, divulgou hoje a câmara municipal.

Notícia

© iStock

Lusa
28/07/2023 16:47 ‧ 28/07/2023 por Lusa

País

Vendas Novas

Em comunicado, este município alentejano indicou que a Carta Educativa e o projeto das atividades de enriquecimento curricular (AEC) para o próximo ano letivo foram aprovados, esta semana, pelo Conselho Municipal de Educação.

Segundo a autarquia, a Carta Educativa prevê a construção de uma nova escola do 1.º ciclo e a ampliação das escolas Básica n.º 1 e da Secundária, dos Campos da Rainha e dos Campos da Misericórdia, além da requalificação da creche de Landeira.

Contactado pela agência Lusa, o vice-presidente da Câmara de Vendas Novas, Valentino Salgado Cunha, justificou a necessidade da nova escola e das ampliações por, no próximo ano letivo, a capacidade para o 1.º ciclo estar "completamente esgotada".

Em relação ao 1.º ciclo, salientou o autarca, que tem a seu cargo o pelouro da Educação, o concelho já atingiu "o número máximo de turmas que as escolas podem receber", ainda que existam "algumas vagas numa ou noutra turma".

A situação deve-se ao "aumento da população escolar", adiantou, referindo que este incremento resulta "não só de imigrantes" que se estão a estabelecer no concelho, mas "também de cidadãos portugueses" que se mudaram para Vendas Novas.

Valentino Salgado Cunha disse acreditar que este movimento advém da necessidade de trabalhadores por parte das empresas sediadas no parque industrial da cidade e dos preços das casas na Área Metropolitana de Lisboa.

De acordo com o autarca, o município já está a identificar espaços e a estudar a colocação de contentores para, em caso de necessidade e como medida provisória, abrir novas turmas, enquanto a nova escola não é construída.

O vice-presidente da Câmara de Vendas Novas realçou que a nova escola de 1.º ciclo deverá ser construída num terreno situado na zona nascente da cidade e que o valor indicativo do investimento ascende a três milhões de euros.

"Queremos ter a questão do terreno concluída este ano para, depois, avançarmos com o projeto, em 2024", apontou.

Já em relação à requalificação e ampliação das escolas Básica n.º 1 e da Secundária, cujos edifícios são contíguos, as obras, que visam também unir os dois estabelecimentos, têm um investimento previsto na ordem dos cinco milhões de euros.

As restantes três intervenções, nomeadamente a ampliação das escolas dos Campos da Rainha e dos Campos da Misericórdia e a requalificação da creche de Landeira, deverão custar, cada uma, cerca de 350 mil euros, acrescentou.

Leia Também: PCP quer saber se ferrovia contempla serviço de passageiros no Alentejo

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas