Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Autoridades detetaram 775 infrações por uso de telemóvel ao volante

Em causa está a campanha 'Ao volante, o telemóvel pode esperar', que decorreu entre 18 e 24 de julho.

Autoridades detetaram 775 infrações por uso de telemóvel ao volante
Notícias ao Minuto

16:45 - 25/07/23 por Notícias ao Minuto

País Autoridades

Entre os dias 18 e 24 de julho, as autoridades detetaram um total de 13.946 infrações, das quais 775 relativas ao uso indevido do telemóvel durante a condução, e registaram 2.560 acidentes, dos quais resultaram oito vítimas mortais. 

Estes dados constam do balanço da campanha 'Ao volante, o telemóvel pode esperar', da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP), que teve o objetivo de alertar os condutores para as graves consequências do manuseamento do telemóvel durante a condução.

Num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, as forças de segurança revelaram que, durante as operações  realizadas entre os dias 18 e 24 de julho "foram fiscalizados presencialmente em Portugal Continental 57.146 veículos, tendo sido registado um total de 13.946 infrações, das quais 775 relativas ao uso indevido do telemóvel durante a condução".

No mesmo período, "registou-se um total de 2.560 acidentes, de que resultaram 8 vítimas mortais, 45 feridos graves e 835 feridos leves".

Relativamente ao período homólogo de 2022, "verificaram-se menos 195 acidentes, menos 2 vítimas mortais, menos 5 feridos graves e menos 59 feridos leves".

Os sete acidentes dos quais resultavam vítimas mortais ocorreram nos distritos do Porto (2), Aveiro (1), Coimbra (2), Leiria (2) e Beja (1). As oito vítimas mortais, sete das quais do sexo masculino, tinham idades entre 21 e 80 anos.

"Das vítimas mortais, 4 resultaram de 3 colisões, envolvendo 4 veículos ligeiros, 1 veículo pesado e 1 motociclo, tendo ainda ocorrido 3 despistes (1 veículo pesado, 1 veículo ligeiro e 1 motociclo). Verificou-se ainda um atropelamento mortal (pelo próprio veículo, um ligeiro)", lê-se.

Segundo a mesma nota, os acidentes ocorreram em duas autoestradas (A25 e A28), nos Itinerários Complementares 6 e 8, na estrada nacional 2 e em dois arruamentos localizados em São Martinho do Porto, no distrito de Leiria, e Vila Cova da Lixa, no distrito do Porto.

Esta campanha contou, uma vez mais, com a participação dos organismos e serviços das administrações regionais da Região Autónoma dos Açores e da Região Autónoma da Madeira na realização de ações de sensibilização, completando o trabalho de fiscalização que tem sido realizado pelos comandos Regionais da PSP.

De realçar que a campanha em questão se insere no Plano Nacional de Fiscalização de 2023. Ocorreram cinco ações de sensibilização da ANSR em Portugal Continental, realizadas em simultâneo com as operações de fiscalização da responsabilidade da GNR e da PSP em Oeiras, Castelo Branco, Coimbra, Espinho e Santarém. Idênticas ações ocorreram nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

Leia Também: PSP detém homem em Marvila suspeito de agredir mulher e filho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório