Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Criava sites falsos de venda de eletrodomésticos e burlava. Foi detida

Mulher terá mesmo criado diversas sociedades comerciais e até falsos 'call centers' para levar a cabo esquema.

Criava sites falsos de venda de eletrodomésticos e burlava. Foi detida
Notícias ao Minuto

17:53 - 21/07/23 por Notícias ao Minuto

País burla informática

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve uma mulher, de 60 anos de idade, que será a autora de um complexo esquema de burla informática ligado à venda online de eletrodomésticos.

Em comunicado, a PSP explica que a mulher "criava diversas sociedades comerciais e diversos sítios de internet, em tudo idênticos e para o mesmo propósito criminal". Websites estes que simulavam ser lojas online de eletrodomésticos, mas que, na realidade, não eram mais do que uma forma de a mulher gerar pagamentos por referência multibanco, que os clientes realizavam, supostamente para pagar os produtos comprados, sem nunca os receber.

O esquema ter-lhe-á permitido obter "lucros exponenciais, na ordem de várias centenas de milhares de euros".

Para tornar a operação ainda mais verossímil, a mulher abriu falsos 'call centers', "onde laboravam, em média, dez funcionários para atendimento de novos clientes". Os locais, explica a PSP, "eram alterados com alguma frequência para dificultar eventuais fiscalizações das entidades reguladoras ou ações policiais".

A investigação da PSP levou ao cumprimento de vários mandados de busca, a 19 de julho, em Setúbal e na Amadora. Daí resultou, para além da detenção da mulher, a apreensão de 13 computadores portáteis, 6.100 euros em notas do BCE, 4 telemóveis, 1 PC de secretária, 2 monitores, 1 impressora, 1 máquina de etiquetas, 1 cofre, 1 frigorífico, 1 router de um operador de comunicações e documentação de interesse probatório para os autos.

No comunicado, a PSP apela ainda a quem tenha adquirido algum aparelho através dos websites abaixo indicado, e que não tenham obtido o produto, nem posterior devolução do montante transferido, que "denunciem às autoridades de acordo com os prazos legalmente previstos na lei".

A detida vai ser presente no DIAP de Lisboa, para 1.º Interrogatório Judicial, para aplicação das respetivas medidas de coação.

Leia Também: Burlas e golpes online disparam no Brasil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório