Meteorologia

  • 10 DEZEMBRO 2023
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 19º

IEFP. Desemprego registado cai 2,8% em junho em cadeia

O desemprego registado em junho diminuiu 2,8% relativamente ao mês anterior e caiu 1,7% face ao mesmo mês do ano passado, atingindo o valor mais reduzido de sempre no referido mês, segundo dados do IEFP hoje divulgados.

IEFP. Desemprego registado cai 2,8% em junho em cadeia
Notícias ao Minuto

10:25 - 20/07/23 por Lusa

Economia IEFP

"O desemprego registado em junho voltou a baixar, sendo o mais reduzido de sempre (277.742 pessoas), nos meses de junho, com uma redução de -2,8% (-8.113 pessoas) relativamente ao mês anterior e -1,7% abaixo do nível observado em junho de 2022 (-4.711 pessoas)", refere um comunicado do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que cita dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Já no desemprego de longa duração manteve-se a tendência de queda, com uma diminuição em cadeia de -1,9% (-2.139 pessoas), situando-se -18,8% abaixo do nível registado em junho de 2022 (-25.842 pessoas).

No quinto mês consecutivo em que o desemprego registou uma descida, também o número de jovens desempregados inscritos no IEFP voltou a descer, com uma diminuição em cadeia de -7,7% (-2.322 jovens) face ao mês anterior, e uma diminuição de -0,3% (-81 jovens) face ao mês homólogo.

Adicionalmente, entre maio e junho, o desemprego registado diminuiu em cadeia em todas as regiões, bem como em todos os setores de atividade económica, com o setor agrícola a registar uma descida de -1,9%, o secundário com uma queda de -2,5% e terciário com um recuo de -2,6%.

No entanto, em termos homólogos, registou-se uma subida no setor agrícola de 1,7%, um aumento de 0,5% no setor secundário e uma descida de -0,1% no setor terciário.

Também o número de casais desempregados registou, em junho, uma redução em cadeia de -1,7% (-79 casais desempregados) e de -2% em termos homólogos.

[Notícia atualizada às 10h43]

Leia Também: FlixBus aumenta em 85% viagens domésticas e duplica ligações a Espanha

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório