Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Costa discutiu "situação política internacional" com presidente do Gana

António Costa reforçou ainda, no âmbito da visita de Estado do presidente do Gana ao país, que "Portugal é um parceiro empenhado na estabilidade e no desenvolvimento da região" da África Ocidental.

Costa discutiu "situação política internacional" com presidente do Gana
Notícias ao Minuto

18:24 - 19/07/23 por Ema Gil Pires com Lusa

País António Costa

O primeiro-ministro português, António Costa, deu conta de que debateu "situação política internacional e regional, com particular destaque para a África Ocidental", com o presidente do Gana, Nana Akufo-Addo.

Numa série de publicações na rede social Twitter, António Costa reforçou, neste sentido, que "Portugal é um parceiro empenhado na estabilidade e no desenvolvimento da região".

O chefe do Governo português apontou ainda que existe "uma importante presença de empresas portuguesas no Gana, mas também potencial para esta crescer, como demonstrou o Fórum Económico realizado hoje", no "âmbito da visita de Estado" que o presidente do Gana "está a fazer a Portugal".

A vinda de Nana Akufo-Addo possibilitou ainda, entre ambas as partes, a "assinatura de três instrumentos jurídicos que vão reforçar" a "cooperação" entre os dois países "nos domínios da defesa e político-diplomático".

Na terça-feira, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou esses mesmos acordos entre Portugal e Gana em áreas do investimento à defesa e afirmou que os dois países têm "os mesmos pontos de vistas nos assuntos multilaterais".

Numa intervenção em inglês, Marcelo Rebelo de Sousa apontou o Gana como "um país-chave em África" e qualificou Nana Akufo-Addo como um político "muito especial", que "não separa a democracia política da democracia social e económica" e contribuiu para que o seu país seja "um caso de democracia, de paz e de estabilidade".

Leia Também: Costa domingo na Nova Zelândia na estreia da seleção feminina no Mundial

Recomendados para si

;
Campo obrigatório