Meteorologia

  • 21 FEVEREIRO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 20º

Buscas no PSD? "Há ali, obviamente, uma interrelação"

Marcelo Rebelo de Sousa foi questionado sobre as palavras de Santos Silva sobre as buscas do PSD.

Buscas no PSD? "Há ali, obviamente, uma interrelação"
Notícias ao Minuto

14:14 - 19/07/23 por Marta Amorim

País buscas PSD

"Não comento as declarações do senhor presidente da Assembleia da República", asseverou esta quarta-feira Marcelo Rebelo de Sousa sobre as palavras de Augusto Santos Silva a propósito das buscas ao PSD e à casa de Rui Rio. 

Escusando-se sempre de opinar sobre o caso em si, disse que na sua interpretação da lei, "há ali, obviamente, uma interrelação entre o papel do grupo parlamentar no Parlamento  e o papel do grupo parlamentar na vida política e partidária. Há. Sempre esteve na lei e sempre esteve na prática"

Marcelo disse querer evitar "problemas na separação de poderes" e afirmou que "neste tema, que já tem antecedentes, deve atuar-se de uma forma em que cada órgão exerce os seus poderes, sem dar a sensação de que há uma espécie de guerra entre os responsáveis políticos e aqueles que funcionam em termos de investigação judicial"

"Os cidadãos podem perder a confiança se se convencerem que há instituições que vão longe demais na sua forma de atuação, como há instituições que aparecem como querendo fugir ao um escrutínio ou verem-se envolvidas em querelas", atirou, acrescentando que deve prevalecer uma "aplicação da constituição com bom senso". 

Recorde-se que  presidente da Assembleia da República (AR), Augusto Santos Silva, anunciou que vai levar o assunto das buscas à sede do PSD e os seus contornos à Conferência de Líderes, marcada para a manhã de quarta-feira.
 
Marcelo, asseverou ainda que, se Augusto Santos Silva entende que o deve fazer, que o respeitará. 

[Notícia atualizada às 14h22]

Leia Também: PSD? Após falar em "crime público", PAR sublinha autonomia do MP

Recomendados para si

;
Campo obrigatório